O que devo usar: sabonete líquido ou em barra?

Dermatologista analisa as diferenças e aponta as vantagens de cada tipo de sabonete para escolher o ideal para a pele

O que é melhor para sua pele, o sabonete líquido ou em barra | Istock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pergunta que nao quer calar. O que seria ideal usar, o sabonete líquido ou em barra? Entender as suas características ajuda a ser mais sensato na hora da escolha quando for comprar. 

Para a dermatologista, Giovana Alcantara, a principal diferença entre o sabonete em barra e o líquido é a forma como interagem com a pele. Cada pele é preciso que se leve em consideração que tem características específicas de cada tipo. Mas, qual é o mais indicado para atender as diferentes necessidades da pele? A especialista explica!

Sabonete em barra

O sabonete em barra pode ser usado por todos, mas nem todas as barras são iguais. “´Cada tipo de pele é único, então é preciso escolher o sabonete que funcione melhor para você. Algumas opções típicas de supermercados podem secar ou irritar a pele.  Por isso, recomendo optar por um sabonete em barra orgânico, que inclui ingredientes naturais amigáveis e minimiza as chances de irritações”, orienta Giovana.

Sabonetes em barra podem ser os mais suaves/reprodução internet

Para a pele seca e desidratada, a dermatologista recomenda os sabonetes em barra mais suaves, com componentes calmantes. “Para aqueles com pele oleosa é importante escolher sabonetes específicos para seu tipo de pele que podem conter, por exemplo, ácido glicólico ou ácido salicílico, além de evitar lavagens excessivas”

Sabonete líquido

Giovana explica que, além dos agentes espumantes que proporcionam sensação de mimar a pele no banho, a versão líquida tem o pH mais próximo da pele, sendo uma opção propícia para todas as peles.  “Assim como o sabonete em barra, o sabonete líquido precisa ser escolhido de acordo com o tipo de pele pois, embora seja mais delicado, certos ingredientes de limpeza responsáveis pela espuma são a base de sulfato e tendem a irritar a pele sensível”, explica.

Para uma escolha segura e um ritual ainda mais especial, a expert chama a atenção para a escolha do sabonete, com base nos seus componentes. “É importante optar por sabonetes específicos, sendo eles em barra ou líquidos, desde que não contenham substâncias potencialmente agressivas”, explica.

Líquido deve ser escolhido segundo a pele/Istock

O veredito

Giovana afirma que ambos os tipos de produtos cumprem bem o papel de limpar a pele de sujeira, bactérias e outros acúmulos desagradáveis. “Quando se trata de escolher entre sabonete em barra ou líquido é preciso levar em consideração alguns aspectos como a idade do paciente, tipo de pele, região de uso e estilo de vida.  Mas, independentemente de ser em barra ou líquido, escolher opções mais naturais, oriundas da saboaria artesanal é o ideal. Essas trazem óleos essenciais, manteigas e outras substâncias que limpam, hidratam e ainda revigoram a pele, o que torna qualquer versão muito mais eficaz e saudável”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES