O que é lipedema? Doença crônica que acomete Andressa Ganacin, do BBB13

A doença que acomete a famosa tem como sua principal característica o acúmulo de gordura e inchaço nas pernas

A doença crônica tem origem hormonal e afeta os vasos sanguíneos, podendo provocar dor | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A participante da décima terceira edição do Big Brother Brasil, Andressa Ganacin, revelou o diagnóstico e vivência com o lipedema. Em entrevista à Revista Quem, a influenciadora falou sobre a manifestação da doença crônica. Em fevereiro deste ano, ela também falou sobre o assunto em um vídeo publicado em suas redes sociais. A doença que acomete a famosa tem como sua principal característica o acúmulo de gordura e inchaço nas pernas. A condição atinge principalmente as mulheres, sendo mais comum em fases como a puberdade, gravidez e menopausa.

O que é lipedema?

O acúmulo de gordura em determinadas regiões do corpo pode estar relacionado ao sobrepeso e à obesidade. No entanto, a alteração pode ser sinal de lipedema, um problema vascular que atinge cerca de 12% da população no Brasil, de acordo com levantamento publicado pelo Jornal Vascular Brasileiro. A doença crônica associada ao depósito desproporcional de gordura nas pernas e braços provoca dores nos membros afetados. 

Segundo o cirurgião vascular e membro do departamento de Doenças Linfáticas da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP), Mauro Figueiredo Carvalho de Andrade, a doença evolui em cinco estágios, iniciando pela região pélvica, quadris, nádegas, coxas e pernas, com possibilidade de acometer o sistema linfático. “Não é muito claro o mecanismo exato desta lesão linfática. Também, devido ao mau funcionamento da musculatura da perna, pela restrição física provocada pelo lipedema, o sistema venoso dos membros inferiores também pode apresentar função inadequada”, afirma Andrade.

As mulheres em idade de reprodução, desde a puberdade até a fase de mudanças hormonais com o início do climatério, são as mais atingidas. Para além da gordura excessiva, os sintomas também incluem desconforto, fragilidade capilar, equimoses e edemas nas regiões afetadas. “Pacientes com lipedema são mais suscetíveis a lesões das articulações. Em casos mais avançados, podem ter dificuldades na marcha e consequente atrofia muscular”, diz o médico. Segundo Andrade, o fator genético também influencia o diagnóstico, uma vez que grande parte dos pacientes apresenta histórico familiar do problema.

Exercício físico é aliado no controle da doença

Exercícios aeróbicos, caminhada e natação são indicados. “O importante é que os exercícios sejam de intensidade progressiva e, no início, sob a supervisão de profissional educador físico ou fisioterapeuta”, acrescenta Andrade, que também destaca o cuidado com a alimentação. “As dietas restritivas não têm efeitos na redução do acúmulo da gordura do lipedema e podem, inclusive, piorar a desproporção corporal. Ainda assim, recomenda-se fortemente aos pacientes que mantenham o peso ideal. Há relatos de determinadas dietas, chamadas anti-inflamatórias, que proporcionam um melhor controle dos sintomas, mas ainda sem evidência científica suficiente para sua indicação”, explica.

Tratamento

O diagnóstico da doença é clínico, realizado a partir de avaliação pelo médico. Até que seja possível observar clinicamente a condição, não existem exames que marquem a presença do lipedema. Exames como ultrassom, tomografia, cintilografia linfática e bioimpedância servem para diagnóstico de casos em que há suspeita de associação de problemas. A doença não tem cura, mas o tratamento pode ser feito com o objetivo de aliviar os sintomas, ampliar a qualidade de vida e reduzir os riscos de complicações.

 Uma das recomendações é o uso de meias de compressão. Por ser uma doença crônica, o acompanhamento médico deve ser regular, com a participação de equipe multidisciplinar, incluindo cirurgiões vasculares, dermatologistas, fisioterapeutas e nutricionistas. O cirurgião vascular e presidente da SBACV-SP, Fabio Rossi, reforça que o lipedema é uma doença comum que atinge uma a cada dez mulheres e, dependendo da gravidade, pode causar um impacto significativo na qualidade de vida.

O primeiro passo no tratamento para o lipedema é a busca por um especialista angiologista ou cirurgião vascular, que deve fazer a avaliação dos diagnósticos diferenciais, quando há sintomas de dor e inchaço das pernas. E além da conscientização e orientação adequada sobre a doença, a realização de exames complementares, como Doppler Vascular, linfocintilografia, dosagem de gordura corporal e, em alguns casos, ressonância magnética, também é indicada”, explica Rossi. De acordo com o especialista, inicialmente podem ser indicadas as terapias que envolvem meias de compressão, avaliação e orientação nutricional, com exercícios físicos e fisioterapia. A lipoaspiração também pode ser prescrita em casos específicos, para reduzir o tamanho dos depósitos de gordura.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES