O que é o dispositivo usado por Zé Loreto durante a São Paulo Fashion Week?

José Loreto causou ao desfilar de sunga fio dental mas o que chamou atenção mesmo foi a tecnologia utilizada pelo ator para controlar a diabates

Cerca de 12,3 milhões de pessoas vivem com diabetes no Brasil, de acordo com estimativas do Ministério da Saúde | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última sexta-feira (26), o ator José Loreto, o Lui Lorenzo de “Vai na Fé”, causou polêmica ao desfilar pela grife The Paradise, durante a 55ª edição da São Paulo Fashion Week. Com um traje mais sexy, utilizando uma sunga fio dental, um pequeno detalhe chamou a atenção nas redes sociais: um dispositivo no glúteo do artista, mais conhecido como um sensor de glicemia. A tecnologia tem como objetivo ajudar no controle da diabetes.

O dispositivo permite o monitoramento dos níveis de glicose presentes no líquido intersticial, fluido que se encontra nas células. José Loreto possui a condição há mais de 20 anos. “O sensor consegue medir a concentração de glicose desse líquido que, na maioria das vezes, é bem próximo ao nível de glicose plasmática, do sangue. A vantagem desse sensor é que ele consegue fazer a medida da glicose continuamente”, detalha a médica endocrinologista Aline Guimarães de Faria, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em entrevista à CNN Brasil.

A profissional explica que o dispositivo é capaz de resgatar variações de glicemia ao longo do dia. “Tem a facilidade de conseguir fazer a medida da glicose várias vezes ao dia, sem precisar que o paciente faça os tradicionais furos no dedo. Tem essa comodidade e facilidade, é indolor. Esse sensor dura em média 14 dias, então só trocaria aproximadamente duas vezes ao mês”, afirma.

Outra vantagem é a apresentação em um aplicativo de setas de tendência. “Ele mostra a tendência da concentração da glicose nos próximos minutos. Ela pode estar estável, ou seja, sem variação, pode estar subindo ou pode estar caindo. Isso permite que o paciente consiga se antecipar a qualquer evento”, diz Aline. “Em casos de queda, por exemplo, ele pode evitar um caso de hipoglicemia, que é mais grave para quem tem diabetes, e pode causar tremor, suor frio e, em casos mais graves, até perda de consciência”, completa.

O que é a diabetes?

O diabetes é uma síndrome metabólica, causada por diferentes fatores, que faz com que o organismo desenvolva defeitos na ação ou produção da insulina. A doença é caracterizada pela hiperglicemia crônica, que é o aumento dos níveis de açúcar no sangue e se desenvolve por meio de fatores genéticos, biológicos e ambientais. Pode ser classificado como diabetes tipo 1 ou tipo 2.

No diabetes tipo 1, o organismo perde sua capacidade de metabolizar a glicose (açúcar). O diagnóstico é precoce e normalmente acomete crianças e adolescentes. Além disso, o fator hereditário, que é quando há histórico familiar, pode contribuir também. Já o diabetes tipo 2 é definido pela resistência da insulina, se apresenta de maneira gradativa e é mais comum em adultos com hábitos inadequados que resultam no excesso de peso, presença de gordura no sangue (dislipidemia) e hipertensão. Esse tipo de diabetes não é comum em crianças.

Sintomas e tratamento

Entre os sintomas que podem indicar a presença da doença estão: fome frequente, sede intensa, desânimo, fraqueza, sonolência, tontura, perda de peso, urina em excesso, dificuldade na cicatrização de feridas e infecções frequentes. Para cada tipo do diabetes, os sintomas podem variar, o que indica a necessidade de atendimento médico para esclarecimento do quadro clínico.

O tratamento da doença pode ser feito tanto com insulina quanto com a medicação oral. Segundo o Ministério da Saúde, a insulina costuma ser usada para tratar o diabetes do tipo 1, embora sirva para alguns casos de tipo 2, como quando o pâncreas começa a não produzir mais o hormônio em quantidade suficiente. Já a medicação oral é usada no tratamento de diabetes tipo 2 e, dependendo do princípio ativo, tem o papel de diminuir a resistência à insulina ou de estimular o pâncreas a produzir mais desse hormônio. Sem o tratamento adequado, a doença pode levar a complicações como problemas neurológicos, na visão, nos rins, nos pés e nas pernas, além de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC).

Loreto desfila com bunda de fora e diz ter se livrado do machismo pela moda (Imagem: Andy Santana / Brazil News)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES