O que intestino solto e estufamento da barriga pode dizer sobre sua saúde?

Médico gastroenterologista explica o que pode causar esses desconfortos

Azia, vômitos, sensação de estufamento, dor abdominal, cólicas, diarreia, intestino preso e escape de gases e fezes são alguns dos sinais de alerta | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Azia, vômitos, sensação de estufamento, dor abdominal, cólicas, diarreia, intestino preso e escape de gases e fezes são alguns dos sinais de alerta de que algo não está funcionando bem no intestino. A presença de sangue e perda de peso também devem ser motivo de atenção. De acordo com especialistas, o intestino é considerado um segundo cérebro e por isso necessita de cuidado. Mas você sabe o motivo? 

Esse importante órgão do corpo humano apresenta milhões de conexões nervosas que interferem nos processos digestivos. Ou seja, a importância dele para o funcionamento do nosso corpo é enorme. Segundo o gastroenterologista Nelson Cathcart Jr, a dieta ocidental é cada vez mais rica em carboidratos, ultraprocessados e gorduras. Isso faz com que sintomas como de estufamento e alteração na consistência das fezes sejam tão comuns.

Sentir o estufamento abdominal e o intestino solto de vez em quando é até normal, no entanto, quando os sintomas não passam, é preciso procurar ajuda médica. “Quando esses sintomas deixam de ser esporádicos, tornam-se frequentes e interferem em nossa qualidade de vida (podendo gerar inclusive sintomas extra intestinais, como enxaqueca e lesões de pele), é importante investigá-los”, ressalta o médico.

Causas das alterações intestinais

O profissional comenta que um dos principais questionamentos das pessoas é se o intestino solto e o estufamento na barriga tem relação com doenças inflamatórias, que causam grandes inflamações e danos na mucosa do intestino — e a resposta é sim. No entanto, elas, Crohn e Retocolite, não são as causas mais frequentes.

Segundo o especialista, os principais motivos de intestino solto estão associados a quadros de intolerâncias alimentares, disbiose e doenças como a síndrome do intestino irritável. “Os quadros de intestino solto ou diarreia são divididos em agudos, que duram até 14 dias, e crônicos, que passam de um mês. As diarreias agudas possuem em sua maioria uma causa infecciosa (vírus, bactérias e protozoários), diferente das crônicas, onde doenças como síndrome do intestino irritável, doença celíaca e a tão falada intolerância à lactose, por exemplo, podem explicar”, destaca.

Uma causa bem comum de estufamento e intestino solto (podendo em alguns casos alternar com intestino preso), são as intolerâncias alimentares. Dentre elas, a mais comum é a intolerância à lactose (o açúcar do leite). “Essa intolerância pode atingir até 65% da população, em determinados grupos étnicos. A sua principal causa é a não persistência da enzima (lactase) responsável pela sua absorção no nosso intestino. Isso faz com que este açúcar fique disponível no intestino e cause grande fermentação pela nossa microbiota intestinal”, explica.

O que fazer?

De acoro com o médico, quando os sintomas do aparelho digestivo aparecerem, por mais “bobos” que pareçam, você deve levá-los ao especialista. “Lembrando sempre daquilo que falamos na época do Maio Roxo: os sinais de alarme, como perda de peso, sangramento nas fezes, febre, anemia, diarréias e dores com despertares noturnos, estes sim devem ser mesmo investigados imediatamente, pois tem relação com as doenças inflamatórias intestinais”, completa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES