O que se sabe tirzepatida, a nova promessa contra obesidade

Medicamento em processo de autorização apresentou resultados significativos em ensaios clínicos realizados com pacientes acima do peso

remedio | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O medicamento tirzepatida, que ainda não tem aprovação para uso e nem nome comercial, é encarado como uma promessa para tratar a obesidade e, tem sido comparado favoravelmente à semaglutida, base da fórmula do Ozempic, usado off label com o mesmo objetivo. Na última quinta-feira (28/4), informações sobre os resultados de fase 3 do medicamento foram divulgadas pela primeira vez e impactaram a comunidade médica.

O tirzepatida foi desenvolvida pelo laboratório Eli Lilly e os ensaios clínicos de eficácia e segurança contaram com a participação de 2.539 pessoas com quadros de obesidade e sobrepeso. Os voluntários conseguiram perder cerca de 22,5% de seu peso corporal – 24 quilos em média – com doses de 5 mg, 10 mg e 15 mg. No grupo controle, que tomou placebo, a perda de peso foi de cerca de 2,4% do peso corporal, média de 5 quilos.

Medicamento contra obesidade é analisado (Foto: reprodução)

“Os resultados mostram uma magnitude na perda de peso nunca antes vista com nenhum outro medicamento. A tirzepatida mostrou que, no tratamento da obesidade e sobrepeso, esse medicamento tem uma potência superior a qualquer outro usado até hoje”, afirma o endocrinologista André Vianna, presidente da regional do Paraná da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). O especialista lembra, entretanto, que os resultados foram alcançados associando o remédio à alimentação controlada e exercícios físicos.

Ação

O medicamento age em três frentes: melhora o metabolismo dos pacientes, reduz o apetite e ajuda a controlar o açúcar no sangue. O efeito é obtido mimetizando o peptídeo inibidor gástrico, um hormônio secretado no intestino durante a digestão. Os primeiros estudos descobriram que a molécula criada em laboratório consegue ativar os receptores GLP-1 e GIP, o resultado prático é a diminuição na ingestão de alimentos e o aumento no gasto de energia.

O remédio ainda não está à venda. A farmacêutica Eli Lilly, que no Brasil usa apenas o nome Lilly, ainda precisa obter a aprovação para que o remédio entre no mercado. Nos Estados Unidos, a farmacêutica já deu início ao pedido de autorização e, a expectativa é que ela seja dupla, com indicação tanto para a obesidade quanto para diabetes. O Ozempic possui autorização apenas para tratar diabetes, apesar de estudos já terem comprovado que ele funciona contra a obesidade.

Obesidade

A obesidade é caracterizada por IMC (índice de massa corporal) acima de 30 kg/m² – uma conta feita levando em consideração peso e altura. O tratamento atual para o problema é a cirurgia bariátrica, mas nem todos os pacientes obesos têm indicação para realizá-la ou querem se submeter a ela.

Dados da pesquisa Vigitel 2021, do Ministério da Saúde, divulgados em abril mostram que 22,4% da população brasileira está obesa. Os casos correspondentes ao excesso de peso (IMC ≥25 kg/m2) totalizam 57,2%. A obesidade é considerada uma doença crônica e pode ser o resultado de uma predisposição genética e/ou de alterações metabólicas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES