Ovo para hipertrofia? Conheça os verdadeiros benefícios

O ovo é um alimento que faz bem à nossa saúde, é comum no nosso dia a dia e é riquíssimo em nutrientes

O ovo é um alimento riquíssimo em nutrientes | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando se planeja aderir a uma alimentação balanceada e saudável, a primeira coisa que se pensa é que será preciso dispor de uma boa reserva financeira para comprar os itens da dieta. Mas esse é um equívoco. Existem sim as opções mais caras, mas há alternativas fáceis, simples e disponíveis até para quem vive com um orçamento mais apertado. Um exemplo é o ovo, alimento que faz bem à nossa saúde, é comum no nosso dia a dia e é riquíssimo em nutrientes.

A nutricionista Lúcia Endriukaite, em entrevista para o Sport Life Brasil, garantiu os benefícios do alimento. “O que os estudos mostram é que o consumo do ovo aumenta os carotenóides séricos sem alterar o colesterol. Um estudo realizado com pessoas, que consumiram um ovo diariamente, teve um aumento da luteína e zeaxantina plasmática sem elevar os lipídios séricos e colesterol”, pontua.

Um dos benefícios do ovo, que faz dele o queridinho da dieta dos atletas e daqueles que praticam atividade física, é a manutenção da massa muscular, importante para o processo de hipertrofia. Este alimento é uma importante fonte de proteínas, e, se inserido na alimentação de forma estratégica, somado a exercícios físicos, ele é capaz de evitar a redução muscular e proporcionar um estilo de vida mais saudável.

O ovo ganha tanto adeptos porque, além de seus inúmeros benefícios para a saúde, ele é uma alimento prático, pode ser usado em uma grande quantidade de receitas, tanto doces quanto salgadas, e ainda é saboroso. De moro geral, o ovo é a fonte de proteína, vitaminas, minerais e, claro, carotenóides, importante para todas as faixas etárias e sexos. 

Em 2022, segundo a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) o consumo médio de ovo por pessoa foi de 262. E que, dessa forma, a produção em bilhões de unidades foi de 56.200. Neste ano de 2023, a TC Partners anunciou que o brasileiro deve consumir ainda mais ovos. A previsão é de que deve haver o aumento de cerca de 5,6% sobre 2020, o que significou no crescimento de 5,4% em relação a 2010.

Benefícios para lactantes

Lúcia Endriukaite afirmou que no período de lactação o ovo é um alimento aliado da mulher. “A colina é um nutriente essencial para a transmissão de impulsos nervosos e formação da memória que teve início no período gestacional. Além disso, ela é fundamental para a composição e manutenção de células. O ovo contribui com a alimentação materna, que deve ser equilibrada e pode, indiretamente, favorecer um maior aporte de vitaminas e minerais ao leite materno”, destacou.

O ovo ajuda a manter uma alimentação rica em proteínas, carboidratos, ácidos graxos, além de minerais, como magnésio, cromo, cobre, selênio, ferro, vitaminas A, E, C e vitaminas do complexo B, como a colina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES