Pediatra tira dúvidas: 7 perguntas que você sempre quis saber as respostas

O médico pediatra será responsável pelo cuidado dos seus filhos até que completem 13 anos de idade

Desde o início da vida do seu bebê, serão divididas em dois estágios: a conversa e o exame físico | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se você é pai, mãe ou lida com crianças no dia a dia, é provável que você tenha perguntas para o pediatra. A criação de uma criança é um grande desafio — e isso é ainda mais real quando o assunto envolve pais de primeira viagem. No entanto, a existência de um profissional especializado no assunto se torna um grande aliado. O médico pediatra será responsável pelo cuidado dos seus filhos até que completem 13 anos de idade.

Todas as consultas com o pediatra, desde o início da vida do seu bebê, serão divididas em dois estágios: a conversa e o exame físico. Durante o bate-papo com os responsáveis, o médico fará perguntas sobre o estado de saúde da criança, os seus hábitos e muito mais. Esse é, também, o momento em que você poderá falar sobre as suas queixas, questionamentos e percepções.

Depois, é hora do exame físico. Com base naquilo que foi dito durante a conversa e em padrões normais das consultas, o médico examinará o pequeno e fará as anotações pertinentes no prontuário, para futuras referências e acompanhamento. Com isso em mente, separamos 7 perguntas realizadas com frequência para um pediatra

1. Qual é a periodicidade ideal para consultas? 

Isso depende. Para bebês que estão no primeiro mês de vida, podem ser recomendadas de duas a três consultas ao longo do mês. Até os seis meses, devem ocorrer uma vez por mês; e, após esse período, uma consulta a cada dois meses é suficiente, até que o pequeno complete dois anos de idade. A partir dos 24 meses de vida, as consultas podem acontecer trimestralmente, até os seis anos. Depois, é possível que elas sejam semestrais ou até anuais, a depender do que o pediatra responsável tem a dizer.

2. Como deve ser a alimentação das crianças? 

A alimentação de cada criança deverá seguir as recomendações do pediatra que a acompanha. Isso porque cada pessoa é única e tem necessidades próprias. No entanto, há uma regra: o aleitamento materno ou o uso de fórmulas, em casos específicos devem ser a principal forma fonte de alimentação até os seis meses de idade. Após os seis meses, a criança entra em um processo conhecido como introdução alimentar. Fale com o pediatra responsável para entender como ela deve ser feita e quais são as recomendações.

3. Como deve ser feita a higiene bucal? 

Ao contrário do que se imagina, a higiene bucal dos pequenos deve ser iniciada bem antes dos primeiros dentinhos aparecerem. Você pode higienizar as gengivas do bebê com delicadeza, com o uso de uma gaze umedecida com água fervida, uma vez ao dia. Após a erupção do primeiro dente, é hora de começar a escovação dental, também diariamente. Com o passar do tempo, a frequência da higienização pode aumentar progressivamente.

4. O que é considerado normal entre as crianças?

Com o passar do tempo, você vai conhecer o seu filho com mais detalhes. Esse é um processo, então, não se sinta mal por não ter todas as respostas de imediato. Mas saiba que é normal que crianças chorem no começo das suas vidas, sintam cólicas e apresentem um certo nível de refluxo, além de dormir bastante (ainda que esse seja um sono fracionado). Caso ache que algo está exagerado, não hesite em levar seu pequeno para uma consulta com um pediatra.

5. Qual é a frequência ideal de banhos?

Os banhos em recém-nascidos podem ser dados cerca de duas a três vezes por semana. Não há necessidade de banhá-los diariamente! No entanto, é preciso que a higiene íntima, durante a troca de fraldas, seja feita com muita cautela. Isso é válido até o primeiro ano de vida. Depois disso, os banhos podem ser diários. É preciso estimular a autonomia da criança gradativamente, ensinando sobre a higiene pouco a pouco. Por volta dos seis anos de idade, se ela se sentir pronta, já é possível deixá-la tomar seus banhos sem supervisão.

6. Quais são os principais sinais de alerta? 

É necessário, também, incluir os sinais de alerta entre as perguntas para o pediatra. De modo geral, eles incluem pontos como:

Ausência de urina por mais de 24 horas;

Ausência de fezes por mais de 48 horas;

Febre;

Vocalização excessiva (grunhidos, gemidos, entre outros);

Não conseguir dormir por mais de 24 horas;

Choros incessantes, que duram mais de 3 horas ao longo do dia;

Respiração acelerada (com mais do que 60 movimentos abdominais por minutos);

Ausência de respiração por mais de 20 segundos;

Barulhos ou dificuldade para respirar;

Mucosas (parte interna da boca, por exemplo) arroxeadas ou azuladas;

Unhas azuladas;

Diarreia;

Cheiro ruim na região do umbigo;

Palidez da pele ou pele fria;

Dificuldade para mamar;

Sonolência excessiva, de modo que se torna difícil manipular a criança sem que ela volte a adormecer;

Vômitos excessivos;

Convulsões.

Caso note qualquer um desses sinais, leve o bebê imediatamente a um serviço de saúde.

7. Quais são as vacinas necessárias durante a infância?

Outro cuidado muito importante para as crianças é a vacinação. Com isso, elas ficam imunes a uma série de doenças — muitas delas fatais ou com consequências muito graves para a saúde. A importância da vacinação é, portanto, imensurável.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES