Perder parceiro de longa data pode afetar a saúde e levar à morte

A síndrome do 'coração partido' é uma condição médica documentada, que consiste num tipo de cardiomiopatia provocada por stress e ansiedade extremos

efeito | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A síndrome do 'coração partido' ocorre quando o coração é tomado por um stress agudo repentino, resultando no enfraquecimento do ventrículo esquerdo. Tal, faz com que ao invés de se contrair na sua forma normal de flecha, o ventrículo esquerdo pare de funcionar, desenvolvendo um formato mais arredondado, similar a um pote, explica um artigo publicado no site da CNN.

Esta condição foi identificada pela primeira vez em 1990, no Japão. Na altura, para os investigadores um 'coração partido' assemelhava-se de tal modo com uma armadilha de polvo japonesa denominada takotsubo, que a doença começou a ser chamada de cardiomiopatia de Takotsubo.

De acordo com o cardiologista e escritor norte-americano Sandeep Jauhar: "o coração realmente muda de forma em resposta a uma perturbação emocional aguda, como após o rompimento de um relacionamento romântico ou a morte de um ente querido". 

Todavia, na grande generalidade dos casos, quando o stress emocional agudo acaba, o coração recupera e volta à sua forma normal.

"Tive pacientes que desenvolveram insuficiência cardíaca congestiva aguda, arritmias com risco de vida, e até morte por essa condição", partilhou Jauhar. "Acho que é o exemplo mais claro de como as nossas vidas emocionais afetam diretamente os nossos corações". 

A síndrome do 'coração partido' afeta mais comummente as mulheres, como em 90% dos casos, pessoas com historial de problemas neurológicos, como convulsões e que sofrem de problemas de saúde mental.

Síndrome do coração partido

'Efeito viuvez': Entenda

Segundo a CNN, vários estudos apontam que existe outra realidade médica que pode surgir associada ao término de uma relação longa.

"O aumento da probabilidade de uma pessoa viúva recentemente morrer – muitas vezes chamada de ‘efeito da viuvez’ – é um dos exemplos mais bem documentados do efeito das relações sociais na saúde", escreveram os investigadores Nicholas Christakis, diretor do Laboratório da Natureza Humana na Universidade de Yale, e Felix Elwert, professor de sociologia da Universidade de Wisconsin, ambas as instituições nos Estados Unidos, num estudo publicado em 2008.

A probabilidade de um idoso morrer vítima de qualquer causa aumenta entre 30% e 90% nos primeiros três meses após a morte do cônjuge e decresce para aproximadamente 15% nos meses seguintes.

O 'efeito da viuvez' foi documentado em todas as faixas etárias e raças ao redor do mundo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES