Periodontite é fator de risco para hipertensão; entenda

Periodontite atinge mais de 50% da população mundial e, entre os idosos, o percentual passa de 60%

Periodontite | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com pesquisa divulgada no fim de março pela revista da American Heart Association, quem sofre de periodontite, uma infecção severa que ataca as gengivas – e depois os ossos que sustentam os dentes – têm risco aumentado para hipertensão.

A doença periodontal atinge mais de 50% da população mundial e, entre os idosos, o percentual passa de 60%. Sintomas como gengivas inchadas e doloridas, que sangram durante a escovação, gosto ruim na boca, próteses parciais que ficaram desajustadas, ou dentes amolecidos, são alertas importantes.

Um alerta para a saúde bucal (Foto: G1)

Trabalhos anteriores já haviam mapeado tal associação, como lembrou a cirurgiã-dentista Eva Muñoz Aguilera, pesquisadora do Eastman Dental Institute, em Londres. “As evidências mostram que a bactéria periodontal danifica as gengivas e dispara uma resposta inflamatória que pode desencadear doenças sistêmicas. Pacientes com periodontite frequentemente apresentam pressão arterial elevada, principalmente quando há inflamação e sangramento. A hipertensão é assintomática e muitos indivíduos podem ignorar que apresentam risco aumentado para complicações cardiovasculares”, afirmou.

O estudo comparou adultos com doença periodontal generalizada com um grupo controle que não sofria da doença. Além de terem a boca examinada, os participantes se submeteram a exames de pressão arterial e de sangue, com a contagem de glóbulos brancos e medição da proteína C reativa (PCR), que são marcadores de processos inflamatórios no organismo. Aqueles com periodontite tinham o dobro de chances de apresentar um quadro de hipertensão. Também apresentavam taxas piores de glicose e LDL (o colesterol ruim).

Usar fio dental e escovar os dentes e a língua são medidas eficientes para garantir a saúde da boca. Escovas precisam ser substituídas a cada três ou quatro meses, ou antes se as cerdas estiverem gastas. Pacientes com demência necessitam de estímulo extra para escovar os dentes. Os cuidadores devem ser treinados para garantir a higiene dental dos idosos pelo menos duas vezes por dia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES