Pesquisa descobre como frear a perda de memória: Saiba como

Cerca de 12% dos adultos entre 50 e 59 anos sofrem com a falta de memória diariamente

A perda de memória, ou sensação de memória fraca, pode acontecer com qualquer pessoa e por diferentes fatores | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, defendem que a alimentação pode melhorar a função cognitiva dos humanos. A descoberta defende que uma dieta rica em flavonoides é capaz de frear a perda de memória. Os flavonoides são compostos encontrados em maçãs e outras frutas vermelhas, como o romã, morango e framboesa.

No estudo, mais de 3.500 adultos saudáveis com cerca de 71 anos tomaram um suplemento de flavonoides de 500 mg ou um placebo por três anos. Eles passaram por testes de memória naquela época e completaram pesquisas de dieta. Os pesquisadores disseram que a pontuação de memória melhorou ligeiramente para aqueles que tomaram flavonoides – mas, nesse grupo, as pessoas com dieta pobre e baixo uso de flavonoides no início tiveram melhorias maiores.

Esse subconjunto viu as pontuações aumentarem em média 10,5% em comparação com o grupo do placebo e 16% acima da memória inicial. Os cientistas disseram que os flavonoides não têm efeito em pessoas que não têm deficiência deles – mas, para pessoas que têm baixa ingestão do composto, consumir alimentos ricos em flavonoides pode melhorar a função da memória.

Os resultados, segundo os autores do estudo, sugerem que há uma quantidade ideal de flavonoides na dieta que é de cerca de 500 mg por dia. Isso seria o equivalente, por exemplo, a uma caneca de chá de cacau, seis quadradinhos de chocolate amargo, algumas porções de frutas vermelhas e maçãs.

O que são flavonoides?

Os flavonoides são uma classe de compostos fenólicos encontrados no reino vegetal. São estruturas químicas que agem na polinização, na proteção contra insetos, fungos, raios ultravioleta e outras funções importantes para o desenvolvimento da planta. Já no corpo humano, os flavonoides apresentam benefícios que melhoram a saúde, com destaque para a ação antioxidante. As atividades farmacológicas desses compostos vêm sendo estudadas e evidenciadas em pesquisas.

Para que servem os flavonoides?

Além de protegerem as plantas, eles apresentam atividades farmacológicas importantes para o nosso organismo, como:

  • Antioxidante: são compostos que ajudam a neutralizar os radicais livres. Assim, agem contra o envelhecimento e colaboram na prevenção de doenças. 
  • Antiviral: alguns compostos ajudam a prevenir infecções virais.
  • Antitumoral: a ação antioxidante dos flavonoides é reconhecida como anticancerígena devido à associação do estresse oxidativo com o risco e a propensão ao câncer.
  • Anti-inflamatória: estudos identificaram que são compostos que reduzem a atividade de moléculas associadas à inflamação. 
  • Hormonal: os flavonoides também apresentam atuação reguladora sobre hormônios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES