mais

Por que algumas pessoas apresentam efeitos colaterais da vacina?

As mulheres geralmente apresentam uma resposta imunológica mais forte do que os homens.

As vacinas funcionam mostrando ao corpo uma fotografia microbiana de um minúsculo perpetrador (como um vírus ou bactéria) que é uma ameaça ao seu corpo. Isso aciona uma simulação de incêndio imunológico contra o invasor, permitindo que seu corpo reaja muito mais rápido e melhor a um ataque real. É essa resposta imunológica que pode causar alguns efeitos colaterais.

Como o sistema imunológico de cada pessoa difere dependendo de vários fatores, incluindo genética, idade, sexo biológico, doenças existentes e até mesmo nosso microbioma, ele responde de maneira diferente às vacinas. Por exemplo, um sistema imunológico envelhecido tem uma boa memória para lidar com patógenos já vistos, mas não é tão boa para lidar com doenças novas como COVID-19.

Vacina (Foto: reprodução)Vacina (Foto: reprodução)

Da mesma forma, as mulheres biológicas têm dois cromossomos X em comparação com um dos homens biológicos. Muitos genes no cromossomo X são conhecidos por desempenhar um papel na imunidade, e diferenças marcantes entre os sexos estão sendo cada vez mais vistas, com as fêmeas biológicas tendo respostas imunológicas mais fortes. Isso se traduz em mais efeitos colaterais nas mulheres adultas e menos nos idosos.

Os efeitos colaterais podem estar associados ao uso de adjuvantes. Quando adicionados com segurança a algumas vacinas, esses materiais (como o alumínio) podem disparar ainda mais o sistema imunológico quando uma resposta maior é necessária do que a injeção microbiana sozinha pode fornecer.

Se você sentir dor de cabeça, fadiga e até febre após a vacina, é um sinal de que seu sistema imunológico está funcionando. Esses sinais físicos da resposta do corpo à vacinação têm até um nome: reatogenicidade. Mas não culpe inteiramente os elementos microbianos da vacina. Outros fatores incluem a administração - o ângulo, tamanho da agulha, localização e velocidade da vacinação podem todos desempenhar um papel.

Se seu braço doer, lembre-se de que não apenas seu sistema imunológico está reagindo e liberando substâncias químicas para estimular uma resposta imunológica, mas também você acabou de ser apunhalado no braço por uma agulha!

Com informações da revista médica Science Focus da BBC

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail