Por que crianças yanomamis expelem vermes pela boca?

A falta de saneamento básico e de higiene estão entre as causas da proliferação de verminoses desse tipo

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em sua última visita ao povo indígena yanomami, a jornalista Sônia Bridi relatou que encontrou crianças que soltavam vermes pela boca. O relato chamou a atenção em meio à grave crise enfrentada por essa população em Roraima. As informações são da coluna Viva Bem, do Uol.

Como isso é possível?

Verminoses como a ancilostomose (amarelão) e ascaridíase (popularmente chamada de lombriga) são os possíveis agentes da cena relatada por Sônia, segundo o pediatra Sidney Volk.

Criança yanomami internada com desnutrição em hospital de Boa Vista (Foto: Lalo de Almeida) 

A falta de saneamento básico e de higiene estão entre as causas da proliferação de verminoses desse tipo. O consumo de alimentos e água contaminados causa as doenças.

A contaminação por também pode ocorrer pela pele, por meio do contato com águas poluídas. As larvas estão na água contaminada e a pessoa, ao nadar nessa água, adquire os germes por feridas na pele, que ganham a corrente sanguínea, podendo causar até mesmo uma doença hepática

Os ovos dos parasitas eclodem dentro do intestino, no caso da arcaridíase, e as larvas que se soltam entram pela parede do intestino, caindo na corrente sanguínea.

A corrente sanguínea leva as larvas até o pulmão. As larvas tentam migrar de volta para o intestino por meio da traqueia.

No caso do ascaris (lombriga) passando pelo pulmão, vai causar uma pneumonite, uma inflamação no pulmão que se manifesta com tosse. No momento da migração dessas larvas, às vezes a criança tem uma crise que pode ser confundida com uma asma de difícil controle, porque esse pulmão está constantemente inflamado

Sidney Volk

As larvas podem "se desviar" nesse caminho de volta, tendo eliminação oral. Isso ocorre quando há infecção maciça. Em sua grande maioria, elas são engolidas, entrando novamente no intestino já como vermes adultos.

Quando há eliminação de vermes pela boca, significa que o organismo está francamente contaminado. Todas as parasitoses causam disfunções dentro dos órgãos nos quais elas estão mais direcionadas

Sidney Volk

As larvas também podem se acumular durante a passagem pelo intestino, provocando uma obstrução — complicação muito comum no país. Muitas vezes, a condição pode levar a criança infectada à cirurgia, para que ela consiga voltar a comer e evacuar.

O tratamento, nos casos mais leves, é feito por meio da ingestão de vermífugos, mas o especialista ressalta a importância de tratar o assunto como um problema de saúde pública.

Isso prejudica o crescimento da criança, o sono. Pode causar anemia, problemas no fígado, problemas pulmonares. Em outros casos mais graves, como a cisticercose, as larvas podem chegar ao cérebro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES