Por que você deve procurar um dentista agora mesmo

Pessoas com inflamações na boca têm 8 vezes mais risco de morrer por complicações da Covid

Quase 50% da população não visitou o dentista nos últimos 12 meses | DIV
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil tem mais de 210 milhões de habitantes, sendo que destes, 11% nunca esteve em uma consulta odontológica. Em relação aos brasileiros que já foram ao consultório, apenas 49,4% (78,2 milhões) visitou o dentista nos últimos 12 meses, colocando o Nordeste, de acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde de 2019 (IBGE), em terceiro lugar dentre as regiões do Brasil que mais se consultam.

 Em razão destes dados, especialistas alertam para a necessidade de mais acesso ao profissional dentista, visto que a boa higiene bucal previne doenças graves em órgãos vitais.

Quase 50% da população não visitou o dentista nos últimos 12 meses A pesquisa ainda traz um dado alarmante: quase 9% da população maior de 18 anos (8,1 milhões) já perdeu todos os dentes. Para a professora e coordenadora do curso de Odontologia de uma faculdade do Piauí,  Carolina Tavares, essa informação expressa o quanto a população é carente do acesso e das práticas de higiene bucal, o que pode promover outras doenças mais graves no coração e pulmão.

"Em nossa boca, há bactérias e outros micro-organismos que, se encontrarem portas de entrada para a corrente sanguínea, podem percorrer todo o corpo. Isto é, estaremos mais propensos a infecções no coração e nos pulmões se tivermos cáries, feridas e gengivite, por exemplo. Dentre as ocorrências mais comuns, temos a endocardite, que é uma infecção das válvulas cardíacas, com bastante bactérias que aderem à parede do coração e destroem as válvulas. Um risco!", explica Carolina.

A Covid-19 também é uma doença que pode ser agravada pelo descaso com a saúde da boca. A professora pontua que há dois detalhes a serem observados nesse cenário: por conta de infecções bucais, o sistema imunológico fica "turbinado", o que, de acordo com infectologistas, prejudica a saúde do pulmão do enfermo pelo coronavírus; além disso, quem tem infecções na boca, acaba aspirando bactérias aos pulmões.

COVID 

"Alguns estudos no exterior têm mostrado o impacto das doenças bucais nos pulmões. Por exemplo, um estudo realizado por cientistas da Universidade McGill, no Canadá, revelou que pessoas com inflamações na boca têm 8 vezes mais risco de morrer por complicações da Covid e quase 4 vezes mais risco de ser internada na UTI. São informações que ligam o sinal vermelho e cobram ações mais frequentes de promoção de saúde pública", finaliza a professora Carolina Tavares.

Além disso, outras doenças podem ser agravadas pelo descaso com a saúde da boca, como a diabetes; ou no movimento inverso, com estresse causando redução da produção de saliva - essencial pra saúde bucal-, e o bruxismo, provocando desgastes nos dentes, ocasionando infecções.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES