Pesquisadores do Better Sleep Council divulgaram, em 2017, resultados de uma pesquisa bastante extensa sobre a saúde do sono e como isso se relaciona com a posição em que deitamos. Pode parecer bobagem, mas realmente não é. O que os pesquisadores descobriram é que tudo esta, de certa forma, relacionado. A maneira como dormimos podem até mesmo incrementar chances de distúrbios do sono, como o sonambulismo, por exemplo.

POSIÇÕES DO SONO

O estudo foi realmente muito extenso e descobriu algumas curiosidades inesperadas. Por exemplo, existe uma diferença geracional nas posições mais comuns na hora de dormir. Enquanto Millennials e a Geração X dormem, geralmente, de bruços com os membros esticados, aqueles na faixa dos 60 anos gostam de dormir de lado.

Qual é a posição de dormir mais saudável?Qual é a posição de dormir mais saudável?

Se você continua aqui em busca da resposta à pergunta que começa o post, continue lendo. A verdade é que a posição mais adequada é aquela que permite que a sua coluna fique alinhada. É claro que, cada caso é um caso, algumas pessoas possuem condições especiais e isso faz com que a melhor posição para o sono seja diferente do “padrão”. No entanto, existem sim posições mais recomendadas.

Quase todas as posições oferecem pontos positivos e pontos negativos. A mais recomendada é a posição de costas para baixo, porque assim você mantém a coluna alinhada. No entanto, idosos e obesos, por exemplo, podem não se beneficiar disso. Já para quem gosta de dormir de bruços, o ideal é faze-lo sem travesseiro ou, no máximo, um travesseiro baixo. Ainda para quem gosta de dormir de lado, é bom e muito conveniente. No entanto, se você experimentar dores nos ombros, é bom repensar um pouco.  No fim das contas, você precisa dormir da maneira que faz sentido para você, sempre buscando o alinhamento da coluna, porque a saúde dela é fundamental.