Qual o primeiro alimento sólido deve ser oferecido ao bebê?

É hora de descobrir novos sabores, texturas, temperaturas, aromas. Também é preciso acalmar a ansiedade e fazer desse momento uma experiência leve e agradável

alimentação | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após 6 meses se alimentando de único alimento (leite) o bebê precisa iniciar a fase de experimentações, ou seja, é hora de descobrir novos sabores, texturas, temperaturas, aromas… e é preciso acalmar a ansiedade e fazer desse momento uma experiência leve e agradável, para que o bebê se sinta seguro e confortável, e queira voltar no dia seguinte para uma nova experiência. Mas afinal, qual alimento oferecer?

Procure alimentos de sabores mais neutros e suaves, como: batata, aipim, inhame, abacate, maçã, pêra… as chances do bebê aceitar é maior do que a oferta de sabores muito fortes: baroa/mandioquinha, mamão, beterraba. A hora desses alimentos vai chegar, mas evoluir de forma lenta e gradual não só a consistência mas também a intensidade do sabor é um bom caminho para que o bebê vá se acostumando com tantas novidades de maneira leve e suave. O que o deixa mais seguro e confortável, facilitando sua aceitação.

Bebê (Foto: divulgação)

No início experimente um sabor de cada vez, um alimento novo a cada 1 ou 2 dias. E aos poucos vá fazendo as misturas com 2 ou 3 alimentos diferentes. Nunca misture tudo para que vire uma papinha só, mostre para o bebê as cores e texturas diferentes de cada alimento, deixe que ele coloque as mãos e se lambuze, tudo isso faz parte da experiência. Com o tempo e a sua orientação ele vai aprendendo como deve se organizar no momento das refeições. A cada nova fase da introdução alimentar vão entrando com novos alimentos e reforçando aqueles já apresentados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES