Quem teve ou está com gripe pode se vacinar contra a Covid-19? Descubra!

Para saber se você pode se vacinar em meio ao surto de gripe, é necessário dividir as pessoas em cenários diferentes

Quem teve ou está com gripe pode se vacinar contra a Covid-19? | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil enfrenta uma epidemia de gripe (influenza A, da cepa H3N2). Em meio a isso, a vacinação contra o coronavírus segue avançando pelo país. É aí que surge a dúvida: que teve gripe recentemente ou está com a doença pode se vacinar contra a covid-19?.

Atualmente, o país aplica a primeira, a segunda e a terceira dose das vacinas contra a covid-19 em sua população —tomar as três doses é essencial para evitar contaminação pela nova variante ômicron que, segundo os primeiros estudos, derruba a taxa de eficácia de quem tomou apenas as duas doses iniciais.

Quem teve ou está com gripe pode se vacinar contra a Covid-19?

Para saber se você pode se vacinar em meio ao surto de gripe, é necessário dividir as pessoas em cenários diferentes: quem já se curou da gripe e quem ainda tem sintomas. 

Segundo a infectologista Tânia Chaves, docente da Faculdade de Medicina da UFPA (Universidade Federal do Pará), pessoas que tiveram gripe no passado podem e devem receber a vacina contra covid-19

A orientação muda para indivíduos que estão com sintomas gripais no momento. Nesses casos, eles devem aguardar a recuperação e o desaparecimento total dos sintomas para seguirem com o esquema de vacinação da covid-19 —seja primeira, segunda ou terceira dose. Isso vale mesmo para quem está com gripe e teste negativo para a covid-19. 

"Pessoas com gripe não devem ser vacinados para a covid-19, e nem receber outras vacinas enquanto estiverem com sintomas gripais. Se os sintomas de gripe forem leves e se o quadro estiver totalmente resolvido, a vacinação para covid-19 deve ser feita o quanto antes, especialmente para garantir maior proteção contra a nova variante ômicron", diz Chaves. 

Recomendação vale para qualquer vacina

A recomendação geral para toda e qualquer vacina é que quando a pessoa estiver com alguma doença infecciosa moderada ou grave (isto é, febre alta, queda do estado geral), é recomendável adiar qualquer vacina para evitar confusão diagnóstica, explica Flávia Bravo, diretora da SBim (Sociedade Brasileira de Imunizações). 

Bravo ressalta que isso é uma recomendação e não uma contraindicação —apenas para não confundir sintomas de uma possível reação passageira da vacina com um agravamento do quadro da doença que a pessoa imunizava já possuía. 

A médica cita como exemplo uma confusão que pode acontecer com a piora da febre, em que será difícil identificar se é por conta do quadro infeccioso ou da reação vacinal. 

O período de transmissão da gripe varia de 7 a 10 dias podendo ser mais longo em crianças e em pessoas imundodeprimidas. De acordo com a diretora da SBIm, a orientação é para que a pessoa faça a quarentena e fique em casa. 

"É melhor que essa pessoa não circule para não transmitir o vírus. Assim que estiver bem, com 24 horas sem febre, ela tem segurança para tomar qualquer vacina estando em um bom estado geral", conta.

Levando em conta o contexto em que estamos vivendo, as especialistas falam da importância de identificar a causa dos sintomas respiratórios. O ideal é estabelecer o diagnóstico fazendo o PCR para covid-19 e para os vírus respiratórios (como o influenza, da gripe) para ter a certeza do que a pessoa tem e adotar o tratamento adequado. Uma outra opção é realizar os testes de antígenos, que são testes rápidos e que podem ser feitos em farmácias. 

Entre os cuidados, as infectologistas recomendam intensificar as medidas de proteção, como o uso de máscaras e de álcool gel, lavar as mãos com água e sabão e manter o distanciamento social.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES