Relacionamentos saudáveis podem prevenir problemas de saúde

A solidão e isolamento social podem aumentar riscos de doenças

Relacionamentos saudáveis fazem bem à saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estudo publicado online pela revista Heart mostra que a solidão e o isolamento social foram associados a um aumento de 29% no risco de ataque cardíaco e 32% no risco de derrame. Esses riscos foram comparados aos do tabagismo leve ou obesidade. O especialista em relacionamentos do site MeuPatrocínio, Caio Bittencourt, comenta os inúmeros benefícios de estar em um relacionamento saudável.

“Relacionamentos transparentes, fortes e com bom diálogo, desempenham um papel vital para qualquer ser humano. Há riscos na solidão e isolamento social. Desde os primórdios da humanidade, nossa essência tem sido moldada pela necessidade de conexão, somos seres sociáveis, sempre existiu o desejo de manter um relacionamento e cultivar novas amizades. Não confunda isso com carência e dependência exacerbada do outro. Ao concretizar relacionamentos saudáveis, não apenas beneficiamos nossa mente e corpo, mas também nosso bem estar de uma maneira geral.” afirma, Caio.

Por isso, de acordo com o especialista é importante manter vínculos afetivos. O parceiro ideal pode proporcionar suporte emocional, compartilhar experiências e um estilo de vida mais leve. Isso pode ajudar a reduzir o estresse, melhorar o humor e promover um estilo de vida saudável. Interações sociais positivas fornecem estímulo cognitivo, aumento da autoestima e até mesmo melhoram o sistema imunológico.

“Quando estamos acompanhados por alguém que nos traz alegria, nosso corpo responde positivamente. A liberação de hormônios do prazer, endorfina, dopamina e serotonina, é ampliada, fortalecendo nossa imunidade e proporcionando uma sensação de bem-estar. Esses hormônios desempenham um papel crucial em melhorar nosso estado emocional e físico, contribuindo para uma vida mais saudável e feliz”.

Relações sociais

As relações sociais satisfatórias, seja com amigos ou família, também são importantes para a saúde. O blog Vida Saudável mostra estudo que revela que mulheres idosas que conseguem estabelecer esse tipo de relação têm menos chance de desenvolver doenças crônicas. A pesquisa australiana acompanhou mais de 7 mil voluntárias e foi publicada no periódico General Psychiatry.

Trata-se de um dos primeiros estudos a avaliar a qualidade dos relacionamentos e sua associação com comorbidades. Os pesquisadores avaliaram mulheres entre 45 e 50 anos que não tinham doenças crônicas no início da pesquisa, durante duas décadas, e elas foram monitoradas a cada três anos. O estudo mostrou que mulheres que tinham níveis mais baixos de satisfação em seus relacionamentos apresentaram maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, asma, osteoporose, depressão e ansiedade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES