Remédio para dor atrapalha a hipertofia? Médico eslarece dúvidas

A hipertrofia acontece quando os músculos aumentam devido a sobrecarga

Médico explica se a dipirona interfere nos resultados dos treinos na academia | Reprodução/Estadão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A hipertrofia ou ganho de massa muscular acontece quando os músculos aumentam devido a sobrecarga. Para isso, também é necessário que se siga uma alimentação voltada para esse objetivo. Diante disso, surgem muitas dúvidas sobre o que se deve ou não consumir. Uma delas é em relação à interferência de remédios para dor, como a dipirona, por exemplo. Mas afinal, esse medicamentos interferem no ganho de massa magra?

O médico do esporte e fisiatra Fabrício Buzatto, esclarece essa dúvida. “A dipirona não atrapalha em nada a resposta celular em hipertrofia. Alguns trabalhos sugerem que o uso de anti-inflamatórios pode comprometer a hipertrofia principalmente por cortar a resposta inflamatória. Mas também não há fortes evidências de uso crônico e diário. A dipirona não atrapalha a hipertrofia”, respondeu em entrevista para o Sport Life.

Ingestão exagerada

Perguntado sobre os impactos da dipirona para quem segue uma rotina de exercícios físicos, o médico explicou que o analgésico, se ingerido sem nenhum limite ou cuidado com dosagens adequadas, pode contribuir para o aumento de risco de lesões, por ser um remédio que pode mascarar a dor.

“A grande questão da dipirona é muitas vezes poder ‘mascarar’ os sintomas de dor, que é sinal de algum risco, como lesão ou outro comprometimento. Então, o uso desmedido do analgésico junto com treinamento pode levar a esse risco. Isso infelizmente é uma prática comum em muitos atletas no uso de anti-inflamatórios principalmente ou analgésico antes de provas e treinamentos para conseguir um rendimento melhor”, destacou o médico.

O médico explica de onde surgiu a ideia de que remédio para dor atrapalha a hipertrofia. “Anti-inflamatórios podem na teoria atrapalhar a hipertrofia, mas isso levando para uma parte prática não se visualiza muito esse fato. A não ser esse uso crônico, diário ou altas doses, que acabam tendo outras repercussões e comprometem a hipertrofia. Esse conceito surgiu porque acredita-se que um dos mecanismos da hipertrofia é a resposta inflamatória. Essa resposta facilita a entrada de novos aminoácidos para formar as fibras musculares. Então, teoricamente o anti-inflamatório impediria isso”, concluiu Fabrício Buzatto, em entrevista ao Sport Life.

Atividades físicas

Os exercícios preferidos os brasileiros são caminhada, futebol e musculação. Um grupo de pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade de Campinas (Unicamp) analisou dados epidemiológicos de 60.202 pessoas, com idade acima dos 18 anos, para chegarem a essa conclusão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES