Saiba 9 práticas saudáveis que de forma exagerada fazem mal à saúde

Hábitos saudáveis em excesso podem fazem mal a saúde, especialistas respondem

Especialistas destacaram alguns hábitos saudáveis que podem fazer mal, quando em excesso. | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todo mundo sabe e é verdade: comer vegetais, reduzir a ingestão de açúcar e praticar exercícios físicos regularmente são hábitos saudáveis. Na verdade, eles estão entre as práticas recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para aumentar a qualidade —e a expectativa— de vida. Por outro lado, hábitos saudáveis de forma excessiva podem fazer mal à saúde. Especialistas consultados pelo jornal O Globo, destacaram alguns hábitos saudáveis que podem fazer mal, quando em excesso.

Excesso de histamina

A histamina tem um papel importante na modulação do sistema imunológico e na regulação de reações alérgicas e inflamatórias. É uma substância química produzida pelo corpo, também presente em alimentos, e quando em excesso pode levar à intolerância à histamina.

Caso esteja sentindo diarreia, cólicas estomacais, dor, dificuldade para respirar, urticária, rubor, coceira, problemas de pressão arterial e dores de cabeça, considere verificar se sua dieta tem alto teor de histamina, presente em frutas cítricas, mamão papaia, morango, abacaxi, berinjela, amendoim, tomate, espinafre, soja, lentilha, chá verde, chocolate, cacau, peixes, crustáceos, clara de ovo e carne de porco.

Suplementar demais

O excesso de certas vitaminas pode ser prejudicial à sua saúde. Por exemplo, uma quantidade de vitamina C acima do recomendado pode causar problemas digestivos, como cólicas estomacais e náuseas. Por isso, consulte um profissional antes de fazer suplementação e não ultrapasse as instruções da embalagem.

Excesso de vegetais

Embora as recomendações sejam para uma dieta rica em vegetais, pessoas que sofrem a Síndrome do Intestino Irritável podem passar mal se exagerarem em alimentos como brócolis e repolho. Isso pode ocorrer em razão da quantidade e tipo de fibra e açúcar nos vegetais.

Beber apenas água engarrafada

Consumir apenas água engarrafada pode ter um efeito prejudicial no corpo porque algumas garrafas de plástico contêm substâncias químicas nocivas. Especialistas recomendam beber água filtrada.

Cortar toda gordura

Comer alimentos gordurosos em excesso é bem conhecido por fazer mal à saúde. Mas consumir tipos saudáveis de gorduras – encontrada em alimentos como nozes, sementes, abacate e azeite – pode ajudar a manter a saúde porque ela aumenta os níveis de energia e auxilia na absorção de vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K.

Escovar demais os dentes

Escovar os dentes três vezes ao dia é aconselhado para manter uma boa higiene bucal, mas há risco de exagerar na busca pelo sorriso branco perolado. Como a escovação é abrasiva para os dentes, ela pode se tornar prejudicial se for feita com muita força ou por muito tempo.

Muito álcool em gel

Embora seja mesmo fundamental manter as mãos higienizadas, com água e sabão, ou quando não for possível, com álcool em gel, para evitar infecções, se a limpeza se tornar obsessiva, pode pode ser prejudicial ao suporte imunológico natural. Também pode danificar o microbioma da pele, o que aumentando o risco de penetração de raios ultravioleta, reações alérgicas e germes que rompem suas defesas naturais.

Exercício demais

A atividade física é um dos pilares da saúde e bem-estar. Mas o corpo precisa descansar e se recuperar após o exercício, e se você exagerar, pode acabar se lesionando. Excesso de exercício também pode ser prejudicial para o seu humor e níveis de energia, levando à irritabilidade, raiva e privação de sono.

Chiclete

Você pensa que vai ficar com o hálito fresco e a boca mais limpa, mas mascar chicletes com muita frequência pode causar problemas digestivos devido à quantidade de ar que você engole. Além disso, ao mastigar, o estômago espera que a chegada do alimento e começa a liberar enzimas para a digestão. Isso pode te deixar com mais fome.verificar se sua dieta tem alto teor de histamina, presente em frutas cítricas, mamão papaia, morango, abacaxi, berinjela, amendoim, tomate, espinafre, soja, lentilha, chá verde, chocolate, cacau, peixes, crustáceos, clara de ovo e carne de porco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES