Saiba a partir de que idade você deve se preocupar mais com o glaucoma

Glaucoma atinge cerca de 1 milhão de brasileiros acima dos 40 anos

Glaucoma é a segunda principal causa de cegueira permanente no mundo | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dia 26 de maio é o Dia Nacional de combate ao Glaucoma. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), no mundo são registrados 2,4 milhões de novos casos anualmente, um total de 60 milhões de pessoas. A doença é hoje a segunda principal causa de cegueira permanente no mundo.

No Brasil, a doença chega a atingir 1 milhão de pessoas acima dos 40 anos, e o risco triplica aos 70 anos de idade. Por ser assintomática, a única maneira de diagnosticar o glaucoma é com um exame de pressão ocular.

Glaucoma é a segunda principal causa de cegueira permanente no mundo

Segundo o oftalmologista Fábio Martins, especialista em glaucoma, se não tratado a tempo o glaucoma pode levar a cegueira permanente. 

“É uma doença hereditária progressiva causada pelo aumento da pressão intraocular, que não tem cura e na maioria dos casos é sem sintomas. Aos poucos a doença vai progredindo e diminuindo a visão sem que se perceba. E esse é o grande problema, os pacientes só vão descobrir em um nível muito avançado e irreversível da doença”, explica.

Oftalmologista Fábio Martins, especialista em glaucoma, alerta para os riscos da doença 

FATORES DE RISCO

O profissional alerta que apesar de ser assintomática, existem alguns fatores de risco: “hereditariedade; diabetes; traumas oculares; pessoas acima dos 40 anos; pessoas de etnia negra ou afrodescendentes e míopes que utilizam lentes acima de seis graus”, elenca.

O diagnóstico do glaucoma só é feito por meio de exames oftalmológicos.

 “O tratamento pode variar entre o uso de colírio e, em alguns casos, uso de laser e cirurgia para diminuir a pressão intraocular. Porém como a doença não tem cura, é apenas para controlar. Somente com consultas regulares ao oftalmologista é possível detectar e iniciar o tratamento mais adequado para cada caso. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda total e permanente da visão”, finaliza o especialista



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES