Saiba como identificar e ajudar alguém com ansiedade

Tudo começa reconhecendo os sinais de preocupação excessiva e entendendo as melhores maneiras de apoiar a pessoa. Aprenda a reconhecer os sinais de ansiedade

Reprodução | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todos nós nos preocupamos e ficamos assustados de vez em quando. Mas aqueles com ansiedade podem se sentir consumidos pelo medo de coisas que podem parecer irracionais para os outros. Pode ser difícil relacionar-se com essas preocupações e, como resultado, muitas pessoas não sabem como ajudar melhor alguém com ansiedade.

“As pessoas costumam desprezar quem está sentindo ansiedade”, diz Joseph McGuire, psicólogo pediátrico da revista médica Johns Hopkins Medicine. “Com outras doenças médicas, você pode ver sintomas físicos. Mas, com a ansiedade, você não vê necessariamente com o que a pessoa está lidando. Portanto, é importante ser sensível ao que a pessoa com ansiedade está passando, mesmo que isso não faça sentido para você. ”

Demonstrar apoio é fundamental (Foto: reprodução)É angustiante ver um ente querido ter ataques de pânico e enfrentar a ansiedade todos os dias, mas há coisas que você pode fazer para ajudar. Tudo começa reconhecendo os sinais de preocupação excessiva e entendendo as melhores maneiras de apoiar a pessoa.

Aprenda a reconhecer os sinais de ansiedade

O transtorno de ansiedade é a condição de saúde mental que tem se tornado comum. Saber os sinais de ansiedade pode ajudá-lo a perceber quando alguém que você ama está tendo pensamentos ou sentimentos de medo. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas podem ser divididos em três categorias:

Sintomas Físicos

Alguns dos sintomas físicos que seu ente querido pode relatar sentimentos incluem:

Tontura

Suando

Náusea

Sensação de nervosismo e / ou inquietação

Falta de ar

Diarréia

Ficar facilmente cansado

Pensamentos ansiosos

Pessoas com ansiedade costumam ter padrões de pensamento como:

Acreditar que o pior vai acontecer

Preocupação persistente

Pensamento tudo ou nada

Generalizando demais (fazendo suposições gerais com base em um único evento)

Comportamentos ansiosos

Talvez o que você mais notará sejam os comportamentos da pessoa amada. Os comportamentos de ansiedade comuns incluem:

Evita situações ou eventos temidos

Busca segurança

Adivinhação

Irritabilidade e frustração em situações temidas

Ações compulsivas (como lavar as mãos repetidamente)

Saiba o que NÃO fazer

As respostas típicas a alguém com ansiedade geralmente são inúteis. Aqui estão as ações que você deve evitar:

É comum querer ajudar seu ente querido a evitar situações dolorosas, saindo de seu caminho para eliminar o motivo de preocupação. “Superficialmente, isso parece muito atencioso e amável”, diz McGuire. “Mas a ansiedade geralmente não vai embora. Com o tempo, se as pessoas evitam enfrentar continuamente situações difíceis, a ansiedade aumenta e os pedidos especiais de acomodações ficam maiores. ”

Se você continuar a modificar seu comportamento ou o ambiente para acomodar a ansiedade do seu ente querido, isso pode permitir, sem querer, que a ansiedade persista e cresça. Evitar situações difíceis não dá ao seu ente querido a oportunidade de superar medos e aprender a dominar a ansiedade. Em vez disso, torna seu mundo menor, pois o que eles são capazes de fazer se torna cada vez mais limitado por sua ansiedade crescente.

Não force o confronto

Por outro lado, também não é bom forçar uma pessoa a fazer algo de que tem medo. “Tentar empurrar alguém que não está pronto pode prejudicar esse relacionamento”, avisa McGuire. Aprender como superar a apreensão profunda é um trabalho melhor realizado em parceria com um terapeuta profissional. Isso tira o fardo de você. Também fortalece seu ente querido, ajudando-o a enfrentar seus medos, passo a passo, com a orientação de alguém com experiência.

Use dicas de ansiedade que funcionam

Respostas baseadas no amor e na aceitação e no desejo de ver a pessoa amada melhorar são os pilares para ajudar alguém com ansiedade. Considere as seguintes abordagens:

Fornecer validação

Muitas coisas diferentes podem deixar as pessoas ansiosas. Dizer algo como: “Não acredito que você está ficando chateado com uma coisa tão pequena” menospreza a experiência de uma pessoa. Em vez disso, pergunte ao seu ente querido como você pode fornecer apoio durante os momentos desafiadores.

“O que deixa uma pessoa com medo pode não ser grande coisa para outra”, diz McGuire. “A ansiedade deles não precisa fazer sentido para você - é importante entender que o que a pessoa está experimentando é real e requer sensibilidade.”

Expressar preocupação

“É difícil ver um ente querido tendo um ataque de ansiedade”, diz McGuire. “Mas, no momento, não há muito que você possa fazer para encurtar a duração ou diminuir visivelmente a intensidade de um ataque de pânico.”

“Quando você começa a perceber que seu ente querido se retira das atividades de que gostava, não precisa esconder sua preocupação. Em vez disso, pode ser útil abordar seu ente querido de uma forma calorosa e positiva ”, diz McGuire. “Você pode iniciar um diálogo dizendo que percebeu certas mudanças de comportamento.”

Por exemplo: “Ei, percebi que você tem evitado ir a [inserir local] e outras reuniões sociais. Você pode compartilhar comigo o que causou a mudança? ” Então, dependendo de como a conversa for, você pode perguntar se eles acham que precisam de ajuda ou apoio para lidar com sua ansiedade.

Saiba quando procurar ajuda

Se a ansiedade do seu ente querido começa a impedir sua capacidade de aproveitar a vida, interagir na escola, trabalhar ou sair com amigos, ou se causa problemas em casa, então é hora de procurar ajuda profissional.

Incentive um ente querido a marcar uma consulta com um profissional de saúde mental. “Se eles resistirem, você pode lembrá-los de que é apenas um compromisso”, diz McGuire. “Isso não significa que eles têm que se comprometer com o tratamento ou trabalhar com aquele terapeuta específico. É realmente apenas um check-in inicial, como um exame físico anual, mas para sua saúde mental e emocional. ”

Opções de tratamento para pacientes com ansiedade

Existem dois tratamentos principais para indivíduos com ansiedade:

Terapia cognitivo-comportamental (TCC), que envolve aprender como diminuir a ansiedade e enfrentar situações angustiantes.

Controle de medicação com antidepressivos, que funciona bem por conta própria, mas ainda melhor quando associado à TCC.

Durante a terapia, continue a mostrar seu apoio ao:

Perguntar ao seu ente querido o que você pode fazer para ajudá-lo.

Perguntar se você pode assistir a uma sessão de terapia para aprender algumas habilidades para melhor apoiá-los.

Arranjar tempo para sua própria vida e interesses para sustentar sua energia.

Incentive seu ente querido a tentar outro terapeuta se o primeiro não for uma boa opção.

“Se você está preocupado com a ansiedade de um ente querido, o tratamento precoce é o ideal”, diz McGuire. “Quanto mais você deixar a ansiedade ou qualquer tipo de condição de saúde física ou mental passar sem intervenção, mais difícil pode ser a recuperação.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES