Saiba os prós e contras de correr de manhã ou a noite

Nossa tendência natural e do nosso organismo é descansar a noite

corredor | Shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os corredores costumam se dividir em dois grupos: os que optam por correr de manhã cedo e aqueles que preferem praticar a atividade depois de o sol se por. Mas é preciso ficar atento às vantagens e prejuízos da sua escolha de horário.

Nossa tendência natural e do nosso organismo é descansar a noite, por isso é provável que o seu rendimento caia caso opte por esse horário.

É preciso ficar atento às vantagens e desvantagens do horário da corrida (Foto: Shutterstock / Sport Life)

Entretanto, vamos contar o que fazer se você está no time de corredores que não têm outro horário para treinar a não ser o período noturno?

Perdas e ganhos

Segundo o treinador de corrida Marcos Paulo Reis, diretor da assessoria esportiva de mesmo nome, o horário adequado para correr é aquele em que você consegue fazer isso. Se você pode correr à noite, por exemplo, então não há alternativa.

"O importante é você incorporar o treinamento em sua rotina de alguma forma. Melhor correr à noite do que ficar parado", diz.

De fato, quem pratica corrida, seja a hora que for, colhe muito mais benefícios do que um sedentário. Uma receita simples para minimizar os efeitos prejudiciais da corrida noturna sobre o corpo é descansar pelo menos 20 minutos no horário do almoço. 

Se possível, tirar um cochilo. O ideal seria não correr tão tarde, respeitando o intervalo de 3 horas antes de ir para cama.

E o que dizer, então, daqueles que madrugam para correr? Se você teve uma boa noite de sono, de pelo menos sete horas, isso é até uma vantagem. Pois isso vai ter garantir mais disposição para enfrentar o dia que está por vir. 

Além disso, a atividade auxilia a emagrecer por provocar a aceleração do metabolismo, até então lento devido ao período de sono, já que é necessário produzir energia a partir de então. Outra vantagem em correr cedinho: a temperatura está amena, o que ajuda no bom rendimento e é mais confortável no verão.

Comer para correr: Quem corre à noite ou bem cedo também deve ficar atento à alimentação. A regra é simples quando se pratica uma atividade física, inclusive corrida em horários alternativos: a refeição antes do treino deve ser feita com 20 ou 30 minutos de antecedência. Os alimentos mais indicados são os que fornecem carboidrato, nutriente que se converte em glicose e, na sequência, em energia para o músculo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES