Saiba porque compartilhar sabonete é um hábito perigoso

A dermatologista Mariane Caravina diz que não é indicado o uso de sabão em barra, pelo risco de contrair alguma doença.

Ator | Instagram
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ator Fiuk cometeu um erro comum e prejudicial à saúde. Depois de dois meses no reality show Big Brother Brasil 21, descobre que o sabonete que ele usava para se banhar não era coletivo. O cantor reclamou com Camilla da Lucas, Thais e João: "Estou usando um restinho, mano". Os participantes caíram na gargalhada e explicaram que cada um tem o seu, e que o brother estava usando o de outra pessoa da casa todo esse tempo.

Entretanto, será que dividir sabonete no banho realmente tem problema? A dermatologista Mariane Caravina diz que não é indicado o uso de sabão em barra, pelo risco de contrair alguma doença. 

Fiuk (Foto: Big Brother Brasil (BBB-21)

Ela explica ser possível até contrair HPV ao compartilhar o objeto de limpeza. "Não é mito! É possível sim, contrair a IST (Infecção Sexualmente Transmissível) com o hábito de dividir o sabonete em barra porque é um vírus, e assim como as bactérias e os fungos, eles podem ser transmissíveis pelo uso repartido do objeto". 

Além disso, a doutora deixa claro que em relação à eficácia e limpeza, não existem diferenças quanto ao uso do em barra ou líquido, apenas no quesito doenças é preciso tomar cuidado. "O sabonete em barra além do risco maior de transmitir doenças, ele também pode ressecar a pele", explica. 

A recomendação é usar os objetos de higiene pessoal líquidos para o rosto e corpo, visto que no caso de dividir entre outras pessoas, pode ser usado sem problemas, diferente do em pedra.

Por isso, fique atenta ao compartilhar não só o sabonete, mas qualquer objeto de uso pessoal que deveria ser de uso individual, como lâmina de barbear, pinças, alicate de unha, escova de dente, toalha, pentes...



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES