Saiba quais comidas mais prováveis de causar intoxicação alimentar

O cuidado ao escolher que alimentos comer principalmente fora de casa deve ser constante para evitar problemas com intoxicação

As folhas verdes são as que mais oferecem risco de contaminação | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cuidado ao escolher que alimentos comer principalmente fora de casa deve ser constante para evitar problemas com intoxicação. Enquanto alguns itens são mais difíceis de causar o problema, que é provocado por micro-organismos nocivos presentes nos alimentos, outros podem ser bastante propensos.

De acordo com o site Taste of Home, o alimento que ocupa o topo da lista dos que mais oferecem risco de intoxicação alimentar à população são as folhas verdes. Segundo relatório do Consumer Reports, as verduras causaram 614 casos de intoxicação nos Estados Unidos, entre os anos de 2017 e 2022. Foram analisadas várias ocorrências no período citado, focando em contaminação por bactérias e outros micro-organismos nocivos à saúde humana.

A presença de E.coli e listeria, que causam distúrbios gastrointestinais, é um dos principais motivos apontados para justificar o fato de as verduras serem as vilãs da intoxicação alimentar. Há a hipótese de que isso ocorra devido ao uso de água contaminada para irrigação das folhas, por isso a necessidade da realização de uma higienização adequada e fazer a compra junto a fornecedores confiáveis.

Mas não são apenas as folhas verdes as vilãs da intoxicação alimentar, existem outros itens que também podem acarretar este problema. Os queijos, frios e embutidos, carne moída, cebola, peru, frango, mamão papaia, pêssegos, melão cantalupe e farinha de trigo também compõem este ranking de intoxicação.

Itens como queijos, frios e embutidos vendidos fatiados, além da carne moída  são alimentos que requerem maiores cuidados no acondicionamento, pois são alimentos - sobretudo as carnes - que deterioram rápido se não foram guardados de forma adequada. As aves cruas como frango e peru também requerem atenção redobrada. 

O que surpreende nesta lista são os itens in natura, como as cebolas, mamão papaia e melão cantalupe. No caso deles, acredita-se que, assim como no caso das folhas verdes, eles sejam contaminados irrigação ou até mesmo durante o transporte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES