Saiba quais doenças e infecções podem matar em poucas horas e proteja-se

Mesmo com a medicina moderna, algumas enfermidades mais agressivas podem matar rapidamente

Algumas doenças são fatais e podem matar em poucas horas | Shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Antes dos avanços da medicina, era comum que doenças infecciosas se espalhassem rapidamente e tirassem a vida de um grande número de pessoas de forma bastante rápida. Essas não nos causam mais os problemas de antes, mas, mesmo com a medicina moderna, algumas enfermidades mais agressivas podem matar rapidamente, se não forem tratadas de forma correta e rápida.

Uma delas é a Meningite, doença na qual a bactéria Meningococcal meningitis costuma ser transmitida através da saliva e do muco e costuma levar à morte em cerca de 50% dos casos, de acordo com a Healthline. Dentre os sintomas desta doença, estão sinais semelhantes aos da gripe, além de torcicolo e desorientação. A meningite atinge as meninges, que é um tecido que cobre a medula espinhal e o cérebro, causando inchaço que pode levar a danos cerebrais graves. Bebês e crianças pequenas são extremamente suscetíveis à doença.

A Dengue, bastante comum entre nós em alguns períodos do ano, possui uma versão mais agressiva e pode levar à morte, a hemorrágica. A doença é transmitida através do mosquito Aedes aegypti e tem sintomas como erupções na pele, febre, dor de cabeça, sangramento no nariz e na gengiva e dores nos ossos e articulações. Proteger-se da dengue é simples e consiste em não deixar água armazenada, onde o mosquito possa se reproduzir.

Outro problema também bastante letal é a Sepse, na qual uma infecção se espalha por todo o corpo através da corrente sanguínea. Esse problema costuma aparecer em hospitais, ambiente em que os pacientes estão se recuperando de um procedimento e estão suscetíveis a infecções. A doença costuma se desenvolver quando o sistema imunológico libera substâncias químicas para combater a infecção, que acaba causando inflamação por todo o corpo. A sepse do tipo grave causa falha rápida dos órgãos e morte.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um problema com um alto índice de letalidade, se não forem tomadas as providências necessárias de forma rápida. Em um AVC, o suprimento de sangue para o cérebro é interrompido ou reduzido, resultando em falta de oxigênio, edema cerebral e morte celular. Esse problema costuma mandar alguns avisos, mas é preciso agir rápido, os sintomas podem incluir dormência ou paralisia em um lado do corpo, fala confusa, tontura e confusão.  

A Ebola, uma espécie de febre hemorrágica, também não costuma dar muitas chances de vida a quem é acometido. Esta doença provoca sangramento extremo em órgãos internos e orifícios corporais. Os sintomas incluem vômitos, diarréia, febre, fadiga e dor de cabeça aguda. A taxa de fatalidade para o Ebola pode variar de 50% a 90%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES