Saiba quais são os alimentos que reduzem o mau hálito

Para evitar esse problema é importante evitar jejuns prolongados

cenoura | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A halitose, ou mau hálito, é um problema presente na vida de milhares de pessoas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 40% da população mundial sofre com este incômodo. Há as causas fisiológicas do mau hálito, como a halitose matinal, que é removida quando a higiene bucal é realizada.

No entanto, quando persistente, pode significar desordens orais, infecções, doença periodontal (inflamação gengival evoluída, que acomete o tecido ósseo), gengiva inflamada, saburra lingual (camada de restos alimentares na superfície da língua) e próteses porosas ou mal adaptadas.

Cenoura é arma contra o mau hálito (Foto: reprodução)

Há também a possibilidade de desordens sistêmicas, como as úlceras gastrointestinais, diabetes mellittus, leucemia, estresse, ansiedade, entre outras. A higiene bucal, com o uso de fio dental e a escovação completa, é essencial, porque previne o acúmulo das bactérias responsáveis pelo mau cheiro, além de evitar cáries e tártaros.

Segundo a Bettina Del Pino, nutricionista a alimentação também pode ser aliada para evitar o problema. "Alguns hábitos alimentares ajudam a regular nosso organismo e, com isso, ajudam a combater o mau hálito. Além disso, é importante entender que alimentos gordurosos e industrializados, pela digestão mais lenta agravam o problema, como carnes gordurosas, pele de frango, fritura, queijos amarelos, doces e refrigerantes", pondera Bettina Del Pino.

Evite jejuns prolongados

Quando há um período prolongados de jejum, pode aumentar a produção de substâncias que são eliminadas por meio da respiração, causadoras do odor desagradável.

Mantenha-se hidratado

Ingerir no mínimo 2 litros de água por dia é um dos fatores mais importantes, pois estimula as glândulas salivares.

Opte por carnes magras

Uma troca inteligente é evitar carnes mais gordurosas e ter como preferência carnes magras, como: peixes e peito de frango.

Coma maçã, cenoura e pepino

Esses alimentos fazem uma limpeza dental quando comidos crus e, assim, evitam o acúmulo de bactérias que podem causar mau hálito.

Canela, gengibre e hortelã

Os três alimentos facilitam e estimulam a digestão, além de terem ação antioxidante, adstringente e termogênica.

Alerta

O mau hálito pode indicar algum problema estomacal ou de higiene dental, por isso recomenda-se procurar um médico ou dentista. Os alimentos citados são dicas e não substituem o atendimento profissional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES