Saiba quais são os benefícios da acupuntura para a saúde mental

Os pontos de acupuntura, quando estimulados pela inserção de agulhas, provocam respostas nas diversas estruturas do sistema

Acupuntura | Shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A acupuntura, medicina alternativa ligada a medicina chinesa, pode trazer diversos benefícios, como, por exemplo, auxiliar no tratamento de problemas mentais. Na acupuntura, os princípios fundamentais não possuem divisão entre corpo e espírito.

Os pontos de acupuntura, presentes nos canais e vasos de circulação sanguínea, quando estimulados pela inserção de agulhas, pela ação do calor e pela estimulação manual ou elétrica, provocam respostas nas diversas estruturas do sistema.

Como cada ponto tem uma função específica, a estimulação é adequada a partir de um diagnóstico médico, corrigindo as disfunções dessas estruturas e possibilitando o tratamento de várias doenças.

Acupuntura pode auxiliar no tratamento de problemas mentais (Shutterstock)

Os medicamentos chineses são muito utilizados em associação com a acupuntura e o tratamento é sempre acompanhado de uma correção de hábitos de vida, como a adequação da alimentação e do balanço entre as atividades laborais e recreativas.

Ansiedade

Em relação à ansiedade, o Dr. Luiz Sampaio explica como a acupuntura auxilia nesse problema. "Com a medicina chinesa, podemos atuar de forma efetiva, sem os efeitos adversos dos medicamentos ocidentais usados para a ansiedade. A combinação de acupuntura, visando minimizar a reação do organismo à agressão com práticas meditativas, e associação de fitoterápicos têm dado boa resposta para tratar o problema."

Quando há uma situação de medo, onde, por exemplo, a fantasia de morte está presente, esses sintomas podem começar a se agravar e o caso fica ainda mais sério. O tratamento contra esse problema vai exigir mais recursos do que os promovidos pela medicina chinesa, e nesse caso, o acompanhamento com um tratamento psicológico é fundamental.

Além disso, em relação à resposta a acupuntura, diversos fatores são considerados. Dentre eles, a gravidade da doença, seu tempo de instalação no organismo, idade do paciente e da disponibilidade em mudar hábitos não saudáveis do dia a dia.

"Doenças agudas em pessoas jovens e previamente saudáveis respondem de modo muito rápido, às vezes com uma única sessão. Já pessoas com doenças crônicas e debilitadas, a resposta é menos evidente e o tempo dedicado ao tratamento é maior", esclarece o acupuntor.

Cuidados na pandemia

Na pandemia, como qualquer consultório médico, os profissionais da medicina alternativa seguem as normas determinadas pela Vigilância Sanitária.

"As salas onde são realizados os procedimentos de acupuntura são higienizadas após cada procedimento. A quantidade de atendimentos é limitada, evitando-se com isso a permanência de pacientes aguardando na sala de espera. E claro, cuidados básicos de higienização das mãos e uso constante das máscaras é imprescritível", comenta o profissional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES