Saiba que doenças podem ser amenizadas com o consumo de frutas

Optar por uma alimentação saudável e balanceada é uma das melhores opções para se trazer benefícios à saúde

00 | 00
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Optar por uma alimentação saudável e balanceada é uma das melhores opções para se trazer benefícios à saúde. É comum ouvirmos que uma alimentação saudável deve ser colorida e as frutas estão entre as grandes responsáveis por essa variedade de cores. Por isso, sempre tenha uma boa quantidade delas em casa.

A nutricionista Gabriela Marcelino explicou essa importância em entrevista ao Terra. "A maior parte das cores da alimentação vem das frutas, que oferecem vitaminas e minerais não fabricados pelo organismo, mas que são essenciais à nutrição adequada e ao bom funcionamento do corpo", explica a nutricionista.

Benefícios para o corpo

Os benefícios das frutas para o corpo e para a saúde são inúmeras e elas têm grande importância  para o bom funcionamento do intestino, já que são ricas em fibras solúveis e insolúveis. Se consumidas dentro de uma alimentação equilibrada, elas também contribuem para a melhora do perfil de colesterol.

Em entrevista ao Terra, a nutricionista Tatiane Melo da Costa ressalta outra qualidade desses alimentos: "Possuem alto teor de água na composição, repondo os líquidos eliminados através da transpiração". Já Gabriela Marcelino chama atenção para uma característica importante destes alimentos, além de todos os demais benefícios, as frutas não contém calorias em excesso, podendo ser combinadas em várias preparações saudáveis e de baixa caloria.

Frutas contra doenças

A nutricionista Raquel Maranhão também falou ao Terra sobre o assunto e afirmou que as substâncias presentes nas frutas podem ajudar a prevenir obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. "Por apresentarem, muitas vezes, compostos funcionais, podem agir até na prevenção de cânceres, o que vai depender do tipo de fruta e substância funcional existente. Essa qualidade das frutas se dá pela presença de substâncias antioxidantes, que agem na diminuição da inflamação, com a ação de radicais livres", explica.

Varie o consumo

O consumo de frutas pode impactar positivamente a saúde de uma forma geral, por meio da interação desses compostos com os processos fisiológicos do corpo. Suas propriedades  antioxidantes e anti-inflamatórias são capazes de prevenir doenças crônicas, segundo Gabriela Marcelino. "Entretanto, é importante variar o consumo na escolha de frutas de época e as demais que podem ser encontradas o ano inteiro", alerta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES