Sedentarismo pode causar falta de ar? Entenda os prejuízos

Para ser considerada sedentária, a pessoa tem que gastar menos de 2.200 calorias por semana

Sedentarismo pode trazer problemas de saúde | Shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O sedentarismo pode ser caracterizado, de forma bem resumida, como a ausência de atividade física, o que tem como resultado a redução do gasto calórico para uma pessoa. Para ser considerada sedentária, a pessoa tem que gastar menos de 2.200 calorias por semana. Muitas pessoas têm dúvidas sobre as consequências disso. Muita gente se pregunta, por exemplo, se o sedentarismo causa falta de ar o corpo faz um esforço maior. 

A médica Larissa Hermann explicou o assunto. “O sedentarismo é uma das principais causas da falta de ar na hora de praticar atividades físicas. Acaba não utilizando a sua capacidade pulmonar total quando alguém é sedentário. Então, áreas do pulmão não recebem tanto oxigênio, não ventila tanto e os músculos responsáveis pela musculação acabam ficando mais fracos. Quando a pessoa quer fazer o esforço maior no dia a dia vem a falta de ar justamente mostrando, que o corpo não está preparado para fazer essas atividades físicas”, disse ao Sport Life.

A médica explica que essa falta de ar pode acontecer até mesmo diante dos esforços mais simples e mínimos, como durante o banho, na hora de caminhar o percurso de uma quadra em um terreno reto e até mesmo no momento em que a pessoa está de repouso. Larissa alerta que se a falta de ar acontece associada a outro sintoma como suor, dor no peito e sensação do coração acelerado, também é necessário avaliação médica. “Deve ser procurado um médico justamente para avaliar se é essa falta de ar é só da falta de condicionamento físico ou se tem algum problema no coração, pulmão e na circulação por trás dessa falta de ar”, adverte Hermann.

Cenário nacional e internacional do sedentarismo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou, no ano de 2018, que um percentual de 47% dos brasileiros estão no grupo de pessoas fisicamente inativas. Com isso, o Brasil ficou como “campeão” do sedentarismo em toda a América Latina e passou a ocupar o quinto lugar no ranking mundial. Ainda segundo a OMS, entre o público jovem esse porcentual vai para 84%.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 5 milhões de mortes anuais poderiam ser evitadas se a população mundial praticasse algum tipo de atividade física. Uma estimativa publicada, no ano de 2016, pelo periódico “The Lancet” mostrou que a inatividade física custa para economia de todo o mundo 68 bilhões de dólares por ano.

“Eu considero que o indivíduo saiu do sedentarismo quando ele consegue fazer as suas caminhadas regulares, com uma boa distância sem perder o fôlego e quando a sua disposição para exercícios e tarefas normais melhores. Não dá para firmar um tempo, mas nós vamos saber que ele está melhor quando a sua disposição estiver no máximo. Aí saiu do sedentarismo”, comentou o cirurgião vascular Dr. Márcio Steinburch em contato com o Sport Life.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES