Sem pressão alta: descubra como prevenir a hipertensão

Nesta quarta-feira (17) é celebrado o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, uma data criada para a conscientização sobre a doença

Existem alguns cuidados que podem ajudar a evitar a hipertensão | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (17) é celebrado o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, uma data criada para a conscientização sobre a doença, suas causas, consequências e formas de se manter uma vida saudável. Apenas no Brasil, de acordo com relatórios do Ministério da Saúde, 26,3% da população adulta possui algum diagnóstico de “pressão alta”, um aumento de 3,7% nos últimos 15 anos. 

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença crônica caracterizada por elevação persistente da pressão realizada pelo sistema cardíaco a índices iguais ou maiores que 140 mmHg na pressão sistólica e igual ou maior que 90 mmHg na pressão diastólica (índice 14/09), em pelo menos duas ocasiões diferentes. 

De acordo com o médico cardiologista Ítalo Holanda do Vale, é comum que a doença não apresente sintomas aparentes, prejudicando determinados órgãos com o passar do tempo. “Por se tratar de condição frequentemente assintomática, costuma evoluir com alterações em órgãos-alvo, como coração, cérebro, rins e vasos. Ela é o principal fator de risco modificável para doenças cardiovasculares, doença renal crônica e morte prematura”, alertou o médico. 

Comumente associada ao avanço da idade, o desenvolvimento da hipertensão arterial também ocorre em crianças e jovens com alguns fatores de risco, aponta o cardiologista. “Com o envelhecimento, o aumento na Pressão Arterial Sistólica (PAS) torna-se um problema mais significativo, resultante do endurecimento progressivo e da perda de complacência das grandes artérias. Já entre os jovens e adolescentes, a hipertensão arterial primária parece ser a forma mais comum, geralmente associada ao sobrepeso, à obesidade ou à história familiar de hipertensão”, destacou o médico. 

Dicas para prevenir/reduzir os efeitos da doença 

Por ser uma doença crônica, a hipertensão arterial pode ser controlada através de um bom acompanhamento médico e de algumas orientações, que servem muito bem também para quem quer evitar a doença, tais como: manter peso corporal adequado; consumir até 5 gramas de sal de cozinha por dia; praticar atividade física regularmente (150 min. por semana ou mais); reduzir o consumo de álcool e evitar drogas ilícitas; evitar algumas medicações com potencial para aumentar a pressão arterial.

Caso possua o diagnóstico de hipertensão ou possua histórico familiar da doença, atitudes como consultas periódicas ao cardiologista, aderência ao tratamento medicamentoso e não medicamentoso devem ser seguidas para ajudar a reduzir ou mesmo evitar complicações futuras que essa doença pode trazer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES