Seriguela: Conheça oito benefícios da fruta típica da região Nordeste

A seriguela é uma fruta que varia entre as cores verde, amarela, laranja e vermelha, com um sabor doce e levemente ácido

Os benefícios da siriguela | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A seriguela, também conhecida como ciriguela, cajá vermelho, ciruela, jocote ou ciruela mexicana, é uma fruta fonte de fibras que diminuem a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue, prevenindo a resistência à insulina e a diabetes. 

Os benefícios da siriguela 

Além disso, a seriguela também é rica em vitamina C, flavonoides e carotenoides, compostos bioativos que possuem propriedades antioxidantes, protegendo as células saudáveis contra os danos causados pelos radicais livres, ajudando na prevenção de situações, como envelhecimento precoce, câncer e problemas cardiovasculares.

A seriguela é uma fruta que varia entre as cores verde, amarela, laranja e vermelha, com um sabor doce e levemente ácido, sendo comercializada em feiras e supermercados e que pode ser consumida ao natural ou usada no preparo de sucos, molhos, geleias e sorvetes, por exemplo.

Os benefícios da siriguela 

A seriguela contém fibras, vitaminas e antioxidantes que promovem diversos benefícios para a saúde, como:

1. Combater a prisão de ventre

Por ser rica em água e fibras, a seriguela ajuda a aumentar a absorção de água no intestino, hidratando e facilitando a eliminação das fezes, combatendo, assim, a prisão de ventre. Conheça outros alimentos que também ajudam a combater a prisão de ventre.

2. Evitar a diabetes

A seriguela é rica em vitamina C e flavonoides, compostos bioativos com potente ação antioxidante, que ajudam a fortalecer e proteger as células do pâncreas contra os radicais livres, equilibrando os níveis de insulina no sangue e ajudando a evitar a resistência à insulina e a diabetes.

3. Ajudar no combate à anemia

Por ser rica em vitamina C, uma vitamina que ajuda a melhorar a absorção de ferro presente nos alimentos, a seriguela é uma fruta que pode ajudar no combate à anemia. Veja uma lista com alimentos ricos em vitamina C.

4. Facilitar a perda de peso

A seriguela é rica em fibras que ajudam a prolongar a sensação de saciedade, diminuindo o apetite ao longo do dia. Além disso, a seriguela também contém baixo teor de calorias, sendo uma ótima opção para incluir em dietas de perda de peso.

5. Prevenir o envelhecimento precoce

A seriguela ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, porque é rica em flavonoides, carotenoides e vitamina C, potentes antioxidantes que evitam a formação de radicais livres no organismo, que são responsáveis pelos danos às células da pele, prevenindo, assim, a flacidez e as rugas. Saiba mais o que são e para que servem os antioxidantes.

6. Diminuir o colesterol

Por conter fibras, a seriguela ajuda a diminuir a absorção da gordura dos alimentos, diminuindo os níveis de colesterol “ruim”, o LDL,  no sangue, evitando doenças, como aterosclerose, infarto e derrame.

Além disso, os antioxidantes presentes na seriguela também evitam a oxidação das células de gordura, equilibrando os níveis de colesterol total e triglicerídeos no sangue.

7. Prevenir a pressão alta

A seriguela é rica em flavonoides, compostos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que melhoram a saúde e elasticidade das artérias, facilitando a circulação de sangue e ajudando no controle da pressão arterial.

Além disso, a seriguela também contém potássio, um mineral que estimula a eliminação do excesso de sódio do organismo pela urina, ajudando na prevenção da pressão alta.

8. Fortalecer o sistema imunológico

Por ser rico em compostos antioxidantes, como a vitamina C, os carotenoides e os flavonoides, a seriguela fortalece as células do sistema imunológico, ajudando no combate de microrganismos e na prevenção de situações, como alergias, gripes e resfriados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES