Sinais de que seus rins estão com problemas e é preciso procurar um médico

Os rins desempenham funções de grande importância para o bom funcionamento do corpo

Quando não estão bem, os rins podem manifestar muitos sinais | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os rins desempenham funções de grande importância para o bom funcionamento do corpo. Eles eliminam subprodutos metabólicos, regulam a pressão sanguínea, controlam  o volume e a composição do líquido extracelular, dentre outros. Se algo não vai bem com estes órgãos, o corpo começa a manifestar alguns sinais, inclusive na pele.

"Um dano parcial ou total à estrutura e função dos rins gera também sinais clínicos na pele e no cabelo, já que o tecido cutâneo é o maior órgão do corpo e reflete problemas em órgãos internos", afirmou a médica nefrologista Caroline Reigada. "Devemos sempre estar atentos a esses sinais para identificar problemas renais e iniciar o tratamento adequado", completa.

Dentre os sinais de disfunção renal, está o ressecamento da pele, um dos sintomas mais comuns. "Esse tipo de alteração acomete quase 80% dos casos. Os estudos relacionam direta e proporcionalmente a atrofia das glândulas sebáceas e a intensidade do ressecamento e do prurido no grupo de pacientes com doenças renais", explica Caroline. Ainda segundo a especialista, "condições comuns que causam insuficiência e falência renal, como a diabetes e a hipertensão arterial, podem contribuir para a piora desse quadro de ressecamento da pele".

Palidez

A palidez também pode indicar problemas renais, e aparece em cerca de 60% dos pacientes. Este sintoma ajuda no diagnóstico, pois costuma aparecer precocemente. "Rins saudáveis produzem eritropoetina, um hormônio que estimula a medula a produzir o número apropriado de glóbulos vermelhos. […] Quando o rim está doente, pode não produzir esse hormônio de maneira eficiente, [o que] afetará a pele, que terá uma tonalidade pálida, que pode ser observada durante o exame atento no olho e nas regiões das palmas das mãos e dos pés", explica a médica.

Manchas que aparecem pelo corpo todo também podem ser um sinal de insuficiência renal crônica e é preciso ficar atento. "Na doença, é esperado que pacientes tenham níveis elevados de uma molécula orgânica, a porfirina, que se acumula no plasma e na pele. Essas proteínas [de porfirina] absorvem a luz solar, ativando e excitando os melanócitos (células produtoras de pigmento), com liberação de radicais livres. Esses processos acarretam o surgimento da pigmentação castanho-amarelada na pele", explica a especialista.

Cabelos

Os cabelos também podem apresentar sinais de disfunção renal. Caroline Reigada afirma que os cabelos de pacientes com problemas renais geralmente são secos, quebradiços e predispostos à queda. "Isso ocorre em função da atrofia das glândulas sebáceas, típica da enfermidade e do acúmulo potencialmente tóxico de metabólitos nas células da raiz dos cabelos", explica.

Em cerca de 30% dos pacientes renais, é possível perceber o ressecamento da mucosa oral, isso é atribuído à respiração bucal e à desidratação. "A presença de inflamação e fissuras nos lábios e úlceras na região também são descritas, mas nenhuma dessas alterações é exclusiva da insuficiência renal, sendo possível a ocorrência de todas em situações de imunossupressão ou outras enfermidades sistêmicas crônicas", afirma a médica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES