Sinal oculto do câncer de pulmão pode ser revelado pelos dedos; entenda

Pesquisas indicam que condição conhecida como baqueteamento digital pode ser um indicativo da doença

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2023/2025, sejam diagnosticados no Brasil 32.560 novos casos de câncer de pulmão | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma simples observação dos dedos pode ajudar a diagnosticar o câncer de pulmão ainda no início. Notar esse sinal modesto é bem importante, já que o câncer de pulmão geralmente não apresenta sintomas até que o tumor se espalhe pelo corpo. Diversos estudos mostram que a condição conhecida como baqueteamento digital pode ser um indicativo da doença em pessoas assintomáticas.

O baqueteamento digital faz com que a ponta dos dedos fiquem arredondadas e com as unhas, alargadas, curvadas para baixo e amolecidas. De acordo com a Cancer Research, mais de 35% das pessoas com câncer de pulmão de células não pequenas apresentam baqueteamento digital. Essa condição foi descrita há cerca de 2.400 anos, por Hipócrates, como hipocratismo digital associado à doença pulmonar incapacitante, provavelmente enfisema pulmonar.

Desde então, vem sendo descrita associada a várias doenças, como DPOC, cirrose hepática, cardiopatias congênitas cianóticas, neoplasias malignas pulmonares, doenças inflamatórias intestinais, entre outras. Esse edema bulboso do tecido moles da falange dos dedos da mão acaba causando uma consequente perda do ângulo normal entre a unha e o leito ungueal (a parte abaixo das unhas).

Teste com os dedos

Existe um teste que pode identificar a condição. Chama-se teste da janela de Schamroth e consiste em manter dois dedos opostos de costas, um contra o outro. Em uma condição normal, geralmente é possível ver um espaço em forma de diamante entre os leitos ungueais e as unhas dos dois dedos. No baqueteamento digital (foto abaixo), nota-se a ausência desse espaço (ou janela). É necessário salientar que nem sempre essa característica está associada a alguma doença, ela pode ocorrer por alterações genéticas, sendo comum aparecer durante a infância ou adolescência em famílias com histórico dessa condição.

O baqueteamento, ou hipocratismo digital, foi descrito pela primeira vez por Hipócrates no ano 460 A.C. (Reprodução: Internet)

Sinais de baqueteamento para prestar atenção:

  • Inchaço e arredondamento na ponta dos dedos;
  • Alargamento da unha, que também pode estar curvada para baixo;
  • Unha amolecida;
  • Aspecto brilhante da pele em volta da unha.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES