Síndrome do coração partido: médico explica as causas e como prevenir

Este problema, considerado raro, é causado após o indivíduo se submeter a situações de grande estresse emocional

A síndrome do coração partido é rara, mas quando acontece pode acarretar problemas sérios | Freepik / Portal EdiCase
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Cardiomiopatia de Takotsubo, ou síndrome do coração partido, é uma doença que atinge o músculo cardíaco, afetando a capacidade do ventrículo esquerdo de bombear o sangue para o corpo.  Este problema, considerado raro, é causado após o indivíduo se submeter a situações de grande estresse emocional. Para evitá-lo, o cardiologista Rizzieri Gomes explica as causas e como prevenir o problema. 

Segundo o médico, é o estresse, tanto o emocional quanto o físico, que costuma impulsionar a síndrome do coração partido. Isso pode ser provocado após situações como o rompimento de um relacionamento amoroso, perda de emprego, morte de uma pessoa querida, problema financeiro, problema de saúde, acidente, entre outros acontecimentos. 

"A síndrome do coração partido normalmente é considerada uma doença com origem psicológica", afirma Gomes. "A doença pode estar relacionada ao excesso de descarga de adrenalina, provocada pelo trauma enfrentado, afetando o funcionamento do coração, podendo levar a sintomas semelhantes ao do infarto", complementa. 

O médico explica que doença pode ter consequências sérias para o paciente, quando atinge um quadro grave. "E quando, na forma grave, pode acarretar um quadro de falência do coração, edema de pulmão ou, ainda, arritmia, levando à morte súbita", completa o médico. Assim como outros problemas cardíacos, é preciso estar atento aos sinais.

Sintomas

Os sintomas da síndrome do coração partido são parecidos com o de um infarto. Ela pode se manifestar com aperto no peito, sentimentos de raiva e tristeza profunda (que podem acometer a depressão), tonturas, ânsia de vômito, dificuldade de respirar, falta de apetite, dor no estômago, dificuldade para dormir e cansaço excessivo.

Formas de prevenção

De acordo com Rizzi Gomes, é possível prevenir esse problema com a prática de atividade física. “A atividade física é necessária para prevenção às doenças cardiovasculares. Ainda mais [para] as pessoas que estejam sob estresse emocional. Corridas ou caminhadas, individual ou em grupo, têm efeitos muito positivos no combate ao estresse emocional, ajudando a curar a síndrome. A prática de atividade física ajuda a combater a dor causada por grandes acontecimentos negativos que acabam comprometendo as funções cardíacas", finaliza o médico em entrevista ao Terra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES