Soltar algum palavrão faz bem para a saúde, afirmam estudos

O xingamento é uma ferramenta que libera a raiva e frustrações do dia a dia, podendo aliviar o corpo.

Palavrões fazem bem para a saúde | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Podemos até controlar a boca no ambiente de trabalho, mas é praticamente impossível fugir dos palavrões no dia a dia. Eles estão tão incorporados à língua portuguesa – em expressões, que deixaram de representar apenas situações ruins, tensas, assustadoras e angustiantes, para se tornarem uma expressão exclamativa também de situações boas e felizes.

Falar palavrões, de acordo com o que têm mostrado diversos estudos, pode ser muito bom para a saúde mental. Xingar é uma ferramenta efetiva para a liberação da raiva e da frustração.

Soltar um palavrão pode melhorar o desempenho nos treinos (Foto: Divulgação)Pesquisadores já haviam observado que engolir emoções pode fazer, por exemplo, com que a frequência cardíaca aumente. Ao contrário, xingar mobiliza o nosso corpo e funciona como uma espécie de válvula de escape para sentimentos que acumulamos ao longo do dia. Daí o alívio do estresse.

Também já se havia verificado que gritar palavrões (falar alto mesmo) altera a percepção de dor. Não por acaso, a maioria das pessoas vira “boca suja” quando prende o dedo na porta ou dá uma topada com o dedo do pé em algum lugar.

Mais recentemente, um estudo publicado na revista Psychology of Sport and Exercise (2018) revelou que soltar um palavrão pode melhorar o desempenho nos treinos.

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo constataram que dizer palavrões chega a aumentar o desempenho entre 2% e 4%, o que não é pouco, especialmente se o atleta é profissional. Mas não só. Ao pedirem a voluntários que apertassem um tipo de dinamômetro, que mede força aplicada pelas mãos, eles verificaram que as pessoas conseguiam apertá-lo por mais tempo e mais fortemente (8% mais) quando falavam palavrões.

Os cientistas têm uma hipótese para o aumento de força. Segundo eles, o xingamento também distrai do movimento que está sendo executado e que, quase sempre, num treino, motiva reclamação ou desistência. Distraídos, nos esforçamos mais do que conscientemente o faríamos. Quem nunca ouviu de seus treinadores: “Eu sei que você deve estar me xingando mentalmente?”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES