Tapioca tem mais ou menos calorias que pão? Saiba mais sobre este alimento

A tapioca é um alimento produzido a partir da mandioca, possui elevado teor de carboidrato e baixo teor de proteínas e lipídios

A tapioca é um alimento bastante consumido no Nordeste | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A tapioca, ou beiju como é conhecida em algumas partes do Nordeste, é um alimento produzido a partir da mandioca, possui elevado teor de carboidrato e baixo teor de proteínas e lipídios. Ela pode ser consumida de forma simples ou recheada, com ou sem manteiga. E são essas variações que dirão se sua tapioca terá mais ou menos calorias.

Muitas pessoas têm se perguntam se esse alimento tem mais ou menos calorias que o pão. E a verdade é que a farinha de tapioca possui valor calórico bem parecido àquele que se encontra nas demais farinhas (trigo, aveia, arroz) e pode ser utilizada como substituta do pão para aumentar a variedade alimentar e a diversidade de nutrientes.

A nutricionista Cristiane Peroni fez um comparativo para o EuAtleta, que pode ajudar na hora de consumir estes alimentos. Ela mostra que em 100g de alimento, farinha de trigo e tapioca têm cerca de 360 calorias, igualmente. Equivalência para substituição: 2 fatias de pão integral (50g) equivalem a cerca de 3 colheres de sopa de tapioca. Um ponto à favor da tapioca é o fato de ela não possuir glúten, podendo assim ser utilizada por indivíduos com alergia, intolerância ou sensibilidade a ele.

A nutricionista ajuda como consumir a tapioca. “É um carboidrato complexo de alto índice glicêmico que precisa ser acrescido de fibra e de proteínas para melhor controle glicêmico e aumentar o valor nutricional. Por exemplo, acrescente uma colher de sopa de semente de chia à massa e incremente com recheios proteicos. Desta forma pode ser utilizado por indivíduos com diabetes”, afirma.

Para acrescentar fibras à tapioca, a nutricionista aconselha colocar junto com a farinha de tapioca duas colheres de chá de farinha de linhaça ou de chia ou aveia. Os recheios também podem ajudar. “Evite recheios gordos como carne seca, queijos coalho e manteiga. Prefira recheios proteicos magros como ovo mexido, queijo cottage, queijo minas, hommus, salmão com cream cheese light, atum, frango desfiado com creme de ricota e tofu com cogumelos”, aconselha.

A tapioca pode ser usada como pré ou pós-treino. “Pode ser consumida antes do treino ou depois do treino associada a alimentos proteicos. Com esta finalidade, não acrescente fibras para acelerar a digestão e absorção”, afirma a nutricionist. Dois exemplos: para a crepioca, misture um ovo batido com duas colheres de sopa de tapioca e uma colher de sopa de queijo cottage. Leve toda a mistura espalhada sobre um frigideira. Para a tapioca: use três colheres de sopa de tapioca na frigideira e, quando a goma recheie com duas colheres de sopa de homus.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES