mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Toxoplasmose: grávida pode comer sushi e sashimi?

A doença é uma das mais temidas pelas gestantes em pré-natal

A toxoplasmose é uma doença séria que pode causar a cegueira congênita, por isso é um dos maiores medos das grávidas. Neste caso, o pré-natal depende de uma boa avaliação oftalmológica para iniciar o tratamento, caso a gestante teste positivo para o protozoário, que é o Toxoplasma gondii. Mas o que as mulheres podem comer sem se preocupar com a doença?

A médica oftalmologista Walda Eulálio Santos, especialista em retina, explica que os cuidados devem ser no processo de cocção.  "Muitas mulheres ficam com dúvida sobre o que podem comer. A toxoplasmose congênita pode levar a cicatriz macular, geralmente bilateral, causando a cegueira. Então todas as carnes de mamíferos e aves devem ser sempre bem passadas. Nada de carne crua ou ao ponto. Além disso, é preciso tomar cuidado com os gatos, que eliminam o protozoário pelas fezes, e também com os cachorros. Porque o cachorro pode levar no focinho os ovos", revela.

Walda Eulálio Santos. Crédito: Raíssa Morais.Walda Eulálio Santos. Crédito: Raíssa Morais.

E sushi? O peixe cru é uma das maiores dúvidas das mamães, porque o sashimi é muito consumido. "Os peixes não transmitem os ovos do toxoplasma. O sushi e sashimi não configuram problema neste aspecto", acrescenta a médica oftalmologista.

A médica é especialista em retina. Crédito: Raíssa Morais.A médica é especialista em retina. Crédito: Raíssa Morais.

Walda ressalta que os cuidados devem ser redobrados com a higiene. "Hábitos de higiene com seu PET, pré-natal adequado, cozimento adequado de alimentos que contenham carne de mamíferos, como o boi ou carneiro, além de aves, como a galinha ou capote, por exemplo, dificultam a contaminação", revela Walda.

No entanto, exames médicos são necessários. Inclusive no seu gato, que podem ser um vetor da doença. Os veterinários recomendam acompanhar a saúde dos bichinhos para evitar possíveis problemas.

Vale ressaltar que durante este mês é lembrado o Abril Marrom, que traz a discussão sobre doenças que podem comprometer os olhos e levar a cegueira. Assim como a toxoplasmose, a catarata e a degeneração macular também podem atrapalhar o sentido, que é o mais importante dos seres humanos.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail