Toxoplasmose: grávida pode comer sushi e sashimi?

A doença é uma das mais temidas pelas gestantes em pré-natal

Walda Eulálio Santos | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A toxoplasmose é uma doença séria que pode causar a cegueira congênita, por isso é um dos maiores medos das grávidas. Neste caso, o pré-natal depende de uma boa avaliação oftalmológica para iniciar o tratamento, caso a gestante teste positivo para o protozoário, que é o Toxoplasma gondii. Mas o que as mulheres podem comer sem se preocupar com a doença?

A médica oftalmologista Walda Eulálio Santos, especialista em retina, explica que os cuidados devem ser no processo de cocção.  "Muitas mulheres ficam com dúvida sobre o que podem comer. A toxoplasmose congênita pode levar a cicatriz macular, geralmente bilateral, causando a cegueira. Então todas as carnes de mamíferos e aves devem ser sempre bem passadas. Nada de carne crua ou ao ponto. Além disso, é preciso tomar cuidado com os gatos, que eliminam o protozoário pelas fezes, e também com os cachorros. Porque o cachorro pode levar no focinho os ovos", revela.

Walda Eulálio Santos. Crédito: Raíssa Morais.

E sushi? O peixe cru é uma das maiores dúvidas das mamães, porque o sashimi é muito consumido. "Os peixes não transmitem os ovos do toxoplasma. O sushi e sashimi não configuram problema neste aspecto", acrescenta a médica oftalmologista.

A médica é especialista em retina. Crédito: Raíssa Morais.

Walda ressalta que os cuidados devem ser redobrados com a higiene. "Hábitos de higiene com seu PET, pré-natal adequado, cozimento adequado de alimentos que contenham carne de mamíferos, como o boi ou carneiro, além de aves, como a galinha ou capote, por exemplo, dificultam a contaminação", revela Walda.

No entanto, exames médicos são necessários. Inclusive no seu gato, que podem ser um vetor da doença. Os veterinários recomendam acompanhar a saúde dos bichinhos para evitar possíveis problemas.

Vale ressaltar que durante este mês é lembrado o Abril Marrom, que traz a discussão sobre doenças que podem comprometer os olhos e levar a cegueira. Assim como a toxoplasmose, a catarata e a degeneração macular também podem atrapalhar o sentido, que é o mais importante dos seres humanos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES