Veja 5 benefícios do café para saúde que você provavelmente não sabia

A bebida querida e odiada por muitos turbina a disposição física e mental

O café ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, câncer, depressão e diabetes | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O café é uma bebida rica em ácido clorogênico, ácido cafeico e kahweol, que são compostos bioativos com propriedades antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres, prevenindo envelhecimento precoce, câncer, depressão e diabetes. Além disso, o café tem ótimas quantidades de cafeína, um composto que estimula o sistema nervoso central, ajudando a combater a depressão, melhorando o humor e a disposição física e mental. 

A bebida querida e odiada por muitos turbina a disposição física e mental, no entanto, o grão, que é rico em cafeína e compostos antioxidantes, traz muitos outros benefícios que nem todo mundo conhece. Como reduzir o risco de ter gota, ser capaz de minimizar a celulite, proteger do câncer de próstata, além de ajudar no controle da pressão arterial. Saiba os principais detalhes desses benefícios para sua saúde a seguir.

1. Café e ácido úrico

O ácido úrico é uma substância produzida naturalmente no corpo. Mas, em excesso no organismo, pode provocar gota, doença que gera inflamação e dor nas articulações.  Um estudo publicado na revista da Sociedade Britânica de Reumatologia, que avaliou o histórico de 447.658 pessoas, apontou que os indivíduos que consumiam café regularmente tinham um risco até 40% menor de desenvolverem gota.

Natanael Gomes, médico de família e comunidade e preceptor de internato da Faculdade de Medicina do Albert Einstein e da Uninove, reforça que além da ingestão de café, pessoas com gota devem adotar outras mudanças na alimentação para reduzir o ácido úrico no organismo. "Principalmente nos casos agudos de gota, é interessante aumentar o consumo de água e reduzir o de bebidas alcoólicas e açucaradas", propõe Gomes.

2. Café e celulite

Cosméticos anticelulite com café ou cafeína estão por toda a parte. Letícia Coli Louvisse de Abreu, professora de química instrumental do Instituto Federal do Rio de Janeiro, explica que, ao ser aplicada na pele, a substância aumenta o fluxo sanguíneo local. Isso reduziria o acúmulo de toxinas, gordura e água (que gera a celulite). É importante ficar claro que, para obter o benefício, é preciso usar produtos desenvolvidos especificamente para uso dermatológico, com compostos capazes de fazer com que a cafeína penetre nas camadas da pele. Não adianta, por exemplo, você simplesmente tomar a bebida ou passar café na pele.

3. Café e câncer de próstata

O câncer de próstata é o mais comum entre homens brasileiros. Uma pesquisa da Universidade Harvard aponta que indivíduos que consomem seis ou mais xícaras de café por dia têm um risco 60% menor de desenvolver tumores agressivos, em comparação a quem não toma a bebida. O cientista Anderson Toledo, professor e coordenador dos laboratórios de Biologia Celular e Nutrição e de Análise de Alimentos da UFF (Universidade Federal Fluminense) e de pós-graduação da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), conduziu uma revisão de estudos que investigou a relação entre o café e a proteção contra o câncer e orientou uma pesquisa sobre os efeitos do café nas células de tumores na próstata. 

Na pesquisa que Toledo orientou, foi possível observar que os extratos de café paravam o crescimento e promoviam a morte de células cancerosas. Segundo ele, os benefícios da bebida estão na cafeína e também nos ácidos clorogênicos encontrados nos grãos. "Claro que o consumo de café é apenas um fator para a redução do risco de câncer de próstata, que é uma doença multifatorial e envolve ainda a questão genética e estilo de vida. A ideia não é que as pessoas saiam bebendo café achando que ele vai curar o câncer", pondera.

4. Café e hipertensão

Um estudo da USP concluiu que beber de uma a três xícaras de café por dia reduz em 20% o risco de desenvolver pressão alta. Outra pesquisa, conduzida por cientistas da Universidade Harvard (EUA) e da Universidade de Navarra (Espanha), também associou o consumo de café ("normal" ou descafeinado) a um risco 26% menor de hipertensão em mulheres. No entanto, os pesquisadores reforçaram que os melhores efeitos foram observados em pessoas que seguiam a dieta mediterrânea, considerada uma das mais saudáveis.

5. Café e longevidade

O café contribui para você viver mais, como mostrou um estudo chinês. A pesquisa associou o consumo da bebida ao menor risco de morte prematura por todas as doenças. E os benefícios foram observados até mesmo em pessoas que tomaram café descafeinado, instantâneo e com açúcar. "Realmente existem evidências que demonstram uma redução da mortalidade associada ao consumo moderado de café, mas precisamos de estudos mais bem desenvolvidos para entender melhor essa associação. De qualquer forma, o café, assim como muito dos alimentos e bebidas, pode trazer benefícios e malefícios dependendo da forma que é consumido", reforça o médico da família e comunidade Natanael Gomes.

"Minha orientação geral em relação a essas pesquisas é que a palavra seja moderação. Geralmente, as pessoas fazem uma mudança na alimentação. A gente não pode sair por aí tomando café com açúcar, porque o açúcar também traz malefícios para a saúde. Pessoas com diabetes e que querem controlar o peso, principalmente, devem evitar o açúcar", completa Galindo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES