Veja 6 maneiras de aumentar as defesas naturais do corpo

Saiba como ajudar seu corpo a combater doenças

alimentação | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma nota importante:

Nenhum suplemento, dieta ou modificação do estilo de vida - além do distanciamento físico, também conhecido como distanciamento social, prática de higiene adequada e uso de máscara adequada - pode protegê-lo do desenvolvimento de COVID-19.

As estratégias descritas abaixo podem aumentar a saúde imunológica, mas não protegem especificamente contra COVID-19.

Se você deseja melhorar sua saúde imunológica, pode estar se perguntando como ajudar seu corpo a combater doenças. Embora seja mais fácil falar do que fazer é reforçar a imunidade, várias mudanças na dieta e no estilo de vida podem fortalecer as defesas naturais do corpo e ajudá-lo a lutar contra patógenos nocivos ou organismos causadores de doenças.

Imunidade é amiga da boa alimentação (Foto: divulgação)

Aqui estão 9 dicas para fortalecer sua imunidade naturalmente.

1. Durma o suficiente

Sono e imunidade estão intimamente ligados.

Na verdade, o sono inadequado ou de má qualidade está relacionado a uma maior suscetibilidade a doenças.

O descanso adequado pode fortalecer sua imunidade natural. Além disso, você pode dormir mais quando estiver doente para permitir que seu sistema imunológico lute melhor contra a doença.

Os adultos devem ter como objetivo dormir 7 ou mais horas todas as noites, enquanto os adolescentes precisam de 8 a 10 horas e as crianças mais novas e bebês de até 14 horas.

Se você estiver tendo problemas para dormir, tente limitar o tempo de tela por uma hora antes de dormir, pois a luz azul emitida pelo seu telefone, TV e computador pode atrapalhar seu ritmo circadiano ou o ciclo natural de vigília-sono de seu corpo.

Outras dicas de higiene do sono incluem dormir em um quarto completamente escuro ou usar uma máscara de dormir, ir para a cama no mesmo horário todas as noites e praticar exercícios regularmente

2. Coma mais alimentos saudáveis

Alimentos como frutas, vegetais, nozes, sementes e leguminosas são ricos em nutrientes e antioxidantes que podem lhe dar uma vantagem contra patógenos nocivos.

Os antioxidantes nesses alimentos ajudam a diminuir a inflamação, combatendo compostos instáveis chamados radicais livres, que podem causar inflamação quando se acumulam em seu corpo em níveis elevados.

A inflamação crônica está ligada a várias condições de saúde, incluindo doenças cardíacas, Alzheimer e certos tipos de câncer.

Enquanto isso, a fibra dos alimentos vegetais alimenta o microbioma intestinal, ou a comunidade de bactérias saudáveis no intestino. Um microbioma intestinal robusto pode melhorar sua imunidade e ajudar a impedir que patógenos prejudiciais entrem em seu corpo através do trato digestivo.

Além disso, frutas e vegetais são ricos em nutrientes como vitamina C, o que pode reduzir a duração do resfriado comum.

3. Coma mais gorduras saudáveis

As gorduras saudáveis, como as encontradas no azeite de oliva e no salmão, podem aumentar a resposta imunológica do corpo aos patógenos, diminuindo a inflamação .

Embora a inflamação de baixo nível seja uma resposta normal ao estresse ou lesão, a inflamação crônica pode suprimir seu sistema imunológico.

O azeite de oliva, que é altamente antiinflamatório, está relacionado à redução do risco de doenças crônicas como doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Além disso, suas propriedades antiinflamatórias podem ajudar seu corpo a combater bactérias e vírus nocivos que causam doenças. Os ácidos graxos ômega-3, como os das sementes de salmão e chia, também combatem a inflamação.

4. Coma mais alimentos fermentados ou tome um suplemento probiótico

Alimentos fermentados são ricos em bactérias benéficas chamadas probióticos, que povoam seu trato digestivo.

Esses alimentos incluem iogurte, chucrute, kimchi, kefir e natto.

A pesquisa sugere que uma rede florescente de bactérias intestinais pode ajudar as células do sistema imunológico a diferenciar entre células normais e saudáveis e organismos invasores prejudiciais.

Se você não come regularmente alimentos fermentados, os suplementos probióticos são outra opção.

Em um estudo de 28 dias em 152 pessoas infectadas com rinovírus, aqueles que suplementaram com o probiótico Bifidobacterium animalis tiveram uma resposta imunológica mais forte e níveis mais baixos do vírus em seu muco nasal do que um grupo de controle.

5. Limite os açúcares adicionados

Pesquisas emergentes sugerem que açúcares adicionados e carboidratos refinados podem contribuir desproporcionalmente para o sobrepeso e a obesidade.

Restringir a ingestão de açúcar pode diminuir a inflamação e ajudar na perda de peso, reduzindo assim o risco de doenças crônicas como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Dado que obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas podem enfraquecer seu sistema imunológico, limitar os açúcares adicionados é uma parte importante de uma dieta de reforço imunológico.

Você deve se esforçar para limitar a ingestão de açúcar a menos de 5% de suas calorias diárias. Isso equivale a cerca de 2 colheres de sopa (25 gramas) de açúcar para alguém com uma dieta de 2.000 calorias.

6. Pratique exercícios moderados

Embora os exercícios intensos prolongados possam suprimir o sistema imunológico, os exercícios moderados podem dar um impulso. Estudos indicam que mesmo uma única sessão de exercícios moderados pode aumentar a eficácia das vacinas em pessoas com sistema imunológico comprometido.

Além do mais, exercícios regulares e moderados podem reduzir a inflamação e ajudar as células do sistema imunológico a se regenerarem regularmente.

Exemplos de exercícios moderados incluem caminhada rápida , ciclismo constante, corrida, natação e caminhadas leves. A maioria das pessoas deve fazer pelo menos 150 minutos de exercícios moderados por semana.

Com informações da revista cientítica Healthline.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES