Veja quais são os sinais que acendem alerta para problemas renais

Os nossos rins são os órgãos responsáveis por remover resíduos e o excesso de água do organismo

É preciso cuidar dos nossos rins para evitar doenças renais crônicas | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os nossos rins são os órgãos responsáveis por remover resíduos e o excesso de água do organismo, mas muitas vezes os cuidados necessários para mantê-los saudáveis acabam sendo negligenciados. Isso acaba resultando em problemas renais sendo descobertos em fases já avançadas, o que pode diminuir as possibilidades de tratamento.

De acordo com dados da organização internacional World Kidney Day, 10% da população mundial sofre de doença renal crônica, que pode se agravar e até levar à morte. Segundo o Ministério da Saúde, a doença real crônica são alterações heterogêneas que afetam tanto a estrutura quanto a função renal, com múltiplas causas e múltiplos fatores de risco. Trata-se de uma doença de curso prolongado, que pode parecer benigno, mas que muitas vezes torna-se grave e que na maior parte do tempo tem evolução assintomática.

Em caso de diagnóstico tardio, esse problema pode evoluir para terapia renal substitutiva: hemodiálise, diálise peritoneal ou transplante. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), o número de pessoas acometidas pela doença renal crônica é crescente e mais de 140 mil já realizam diálise no Brasil.

O nefrologista Bruno Graçaplena ressalta a importância de realizar exames para monitorar a saúde dos rins. “O paciente deve realizar anualmente o exame de creatinina, caso tenha comorbidades como hipertensão e diabetes, esse exame deve ser repetido com mais frequência”, destaca. A creatinina é um composto originado da creatina e que é filtrado e eliminado pelos rins. Ao medir as taxas dessa substância no sangue é uma maneira de avaliar a saúde renal de um paciente. Pessoas que sofrem de doença renal apresentarão níveis elevados de creatinina.

Segundo o Ministério da Saúde, existem diversas formas de aferir as funções renais, incluindo um exame de urina e exames detalhados dos rins, conforme cada caso. No entanto, do ponto de vista clínico a função excretora é aquela que tem maior correlação com os desfechos clínicos. Todas as funções renais costumam declinar de forma paralela com a sua função excretora. Na prática clínica, a função excretora renal pode ser medida por meio da Taxa de Filtração Glomerular (TFG). 

Alguns fatores podem levar à insuficiência renal crônica como o diabetes, a hipertensão, doenças cardiovasculares e tabagismo, mas nem sempre os sintomas surgem na fase inicial, por isso, estar atento a alguns sinais que o corpo apresenta pode ser um alerta para problemas renais. “Hipertensão de início recente ou súbito e alterações do fluxo urinário, assim como inchaço nos membros inferiores e no rosto são sinais de algo pode estar errado com os rins”, complementa Graçaplena.

Fique atento a outros sintomas:

    -Alteração na cor e no cheiro da urina;

    -Insônia;

    -Presença de espuma na urina;

    -Falta de apetite;

    -Sabor metálico na boca;

    -Fadiga;

    -Pressão na barriga no ato de urinar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES