Você é ansioso? Veja quando começar a se preocupar

Quando a ansiedade deixa de ser normal, pode vir associada à depressão

Ansiedade pode vir associada à depressão | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ansiedade se manifesta de diferentes formas em cada pessoa, e que quando é excessiva, pode repercutir fisicamente. “Sintomas físicos como tremores, dores de cabeça, taquicardia e quedas de cabelos podem ser sentidos em um certo grau de ansiedade. Por isso, é importante buscar ajuda profissional com um psiquiatra e com um psicólogo para que juntos eles possam buscar estratégias para minimizar e controlar a situação”, destaca a psicóloga Renata Bandeira Jardim.

 A especialista frisa ainda que a ansiedade pode vir associada à depressão, o que amplia o quadro, provocando, assim, um transtorno misto. 

“Algumas vezes, o ansioso pode se tornar depressivo quando aparecem sentimento de tristeza, anedonia, que é a perda de interesse por coisas que antes davam prazer, com tendência ao isolamento, presença de constantes pensamentos negativos, falta ou excesso de sono e falta de apetite. Em quadros como esses, também é fundamental a avaliação e o acompanhamento por um psiquiatra e um psicólogo. Porque dessa forma é possível tratar os comprometimentos físicos e mentais”, enfatiza.

Ansiedade pode vir associada à depressão 

 REDES SOCIAIS

A facilidade de acesso à internet e o turbilhão de informação na palma da mão também contribuem para o aumento dos transtornos mentais. “Excesso de informações sem dúvida causa esse aumento da ansiedade. Muitas vezes também questões sociais referentes ao aumento do custo de vida, dificuldades nos relacionamentos e interações sociais impactam ainda no aumento da ansiedade”, afirma a psicóloga.

 Renata Bandeira chama também atenção para a frustração provocada pelo padrão de vida mostrado nas redes sociais. O problema começa com a comparação, o que pode levar as pessoas a questionarem suas vidas e desejarem certas “realidades” e “padrões” vistos nas redes.

“A criação de padrões de beleza e sociais trazendo corpos perfeitos e vidas perfeitas afeta a forma como as pessoas raciocinam, pois passam a interpretar que a vida precisa ser daquela forma, que é preciso consumir os produtos mostrados e viver conforme o que é exposto”.

 Para a especialista, um dos caminhos para cuidar melhor da saúde mental é questionar se o que vemos como negativo é real ou não. “É preciso avaliar a realidade e ver os pontos de cada situação, pois, muitas vezes, quando a gente pensa negativo, a gente olha só para um ponto da situação, e precisamos ver todo o contexto que comprova se esse pensamento realmente condiz com a realidade”, conclui.

Setembro Amarelo: valorização da vida e cuidados com a saúde mental

A Campanha do Setembro Amarelo é uma oportunidade para destacar a importância da valorização da vida associada aos cuidados com a saúde mental como forma de prevenção ao suicídio. Criada em 2014, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha segue como um alerta para a necessidade de abrir espaço de escuta para quem se encontra em sofrimento mental. 

 Segundo informações do CFM/ABP, são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. “A campanha Setembro Amarelo vem para falar sobre a importância da valorização da vida e de que forma agir e acolher as pessoas que estão passando por um sofrimento psicológico, que, muitas vezes, acaba culminando em suicídio. A campanha alerta também sobre a psicofobia (preconceito aos transtornos mentais) e que a prevenção é o melhor caminho, esclarece a psicóloga.

Para a especialista, a saúde física caminha junto com a saúde mental. “Sem a saúde mental não há saúde física. Por exemplo, se temos uma preocupação ou ansiedade por determinada coisa, isso pode gerar sintomas físicos. Uma dor de cabeça pode afetar psicologicamente o cotidiano da pessoa se não for tratada, aí, uma coisa leva a outra”, explica Renata.

 A profissional relata ainda que a ansiedade é um dos transtornos que mais leva à procura por atendimento psicológico. Ela destaca que algumas ações podem ajudar nesse quadro. “A ansiedade é uma emoção natural, mas em excesso traz danos à saúde. Diante disso, é importante dar atenção aos pensamentos e observar se eles condizem com a realidade. Por isso, atos de autocuidado, atividade física e tempo de qualidade com a família e amigos auxiliam nesse processo e estimulam a saúde”, reforça a  especialista.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES