Você sabia que a vitamina D interfere na sua vida sexual?

Há vários estudos que relacionaram a vitamina D, ou a falta dela, a mudanças em seu desejo sexual

Deficiência de vitamina D afeta o desejo sexual | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem não curte pegar um sol? Além do bronzeado, vitamina D e sexualidade andam de mãos dadas. Ou seja, são só benefícios!

Aliás, a vitamina D melhora nosso humor e dá à pele o tão desejado brilho, mas há um benefício oculto que você talvez não conheça: melhora a sua vida sexual.

Há vários estudos que relacionaram a vitamina D, ou a falta dela, a mudanças em seu desejo sexual.

Deficiência de vitamina D afeta o desejo sexual 

Isso acontece porque a deficiência de vitamina D pode causar baixos níveis de estrogênio nas mulheres, o que resulta em um baixo desejo sexual. Também tem o mesmo impacto nos homens, só que perdem testosterona.

O estrogênio é o hormônio sexual feminino e não é apenas responsável por um elevado desejo sexual, mas também ajuda a manter os músculos da parede vaginal saudáveis e cria secreção.

Sem essa secreção, a vagina ficará mais seca do que o normal, tornando o sexo desconfortável. Portanto, é um golpe duplo de ter pouco desejo de sexo e desconforto naquele momento especial.

Vitamina D nos homens

Nos homens, a vitamina D pode aumentar significativamente os níveis de testosterona. Pesquisas apontam que os homens que sofrem de baixo desejo sexual precisam apenas de 30 minutos de exposição durante um período de duas semanas para aumentar o desejo sexual.

Além disso, os baixos níveis de testosterona também foram associados à disfunção erétil, diminuição dos pelos corporais, diminuição da massa muscular e até mesmo ginecomastia masculina, que é o aumento dos seios nos homens.

A vitamina D e sexualidade

Um das formas de melhorarmos nossa sexualidade é pegarmos mais sol. Além de todos os benefícios que o ato já promove ao nosso corpo — claro que sempre respeitando todas as recomendações dos dermatologistas — ele também melhora nosso desejo sexual.

Existem muitos fatores que podem afetar a libido, mas a vitamina D têm um papel importante nesse processo. Mas também é sempre necessário discutir com seu médico caso você perceba alteração no seu apetite sexual. Somente ele saberá diagnosticar corretamente qual a causa e indicar o melhor tratamento.

A vitamina D 

A vitamina D é um hormônio que ajuda a regular os níveis de cálcio no sangue, apoia a saúde óssea e impacta diretamente o sistema imunológico. Mas não para por aí, a vitamina D demonstrou reduzir o risco de doenças virais, microbianas e respiratórias.

A deficiência de vitamina D está ligada à osteoporose, esclerose múltipla, síndrome da fadiga crônica, depressão, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e câncer. Atualmente, existem estudos  que mostram as correlações entre vitamina D e COVID-19.

Há evidências crescentes de deficiência de vitamina D em indivíduos com sistema imunológico comprometido e idosos, ambos os grupos estão na categoria de alto risco para COVID-19.

Vitamina do Sol

Também conhecida como “vitamina do sol”, a vitamina D é obtida da luz solar direta ou do consumo de alimentos como salmão, sardinha, atum, ovos e cogumelos do tipo shiitake.

Os níveis de vitamina D tendem a ser mais baixos no outono e inverno, devido à menor incidência de luz solar, o que também varia de acordo com a região que você mora.

A vitamina D é obtida da luz solar direta ou do consumo de alimentos como salmão, sardinha, atum, ovos e cogumelos do tipo shiitake.

Todos absorvem a vitamina D em taxas diferentes. Quando os níveis estão baixos, um suplemento pode ser benéfico, claro que desde que receitado pelo seu médico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES