Você sabia que mastigar bem ajuda a emagrecer?

O organismo leva de 15 a 20 minutos para avisar o cérebro de que está saciado. Nesse tempo da mastigação, o corpo recebe avisos

Saborear os alimentos ajuda a manter o peso | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem não gostaria de emagrecer comendo? A correria cotidiana, muitas vezes, faz esquecer que nossos corpos não são máquinas e que precisamos de tempo. Até mesmo para mastigar o alimento. Por isso, o processo de mastigação, por exemplo, resulta diretamente numa boa ou má qualidade de funcionamento do organismo.

O organismo leva de 15 a 20 minutos para avisar o cérebro de que está saciado. Nesse tempo da mastigação, o corpo recebe avisos e se prepara quimicamente para a receber os nutrientes, até o momento que dá os sinais de satisfação. Assim, a mastigação ela acaba sendo um excelente medidor para a quantidade adequada de alimentos a se ingerir.

Alimentos bem triturados trazem sensação de saciedade/reprodução

Pedaços grandes

Se os alimentos não forem bem triturados e chegarem pedaços grandes ao estômago, o trabalho dele aumenta. Aqueles que mastigam bem e bastante os carboidratos complexos, notam o sabor doce inerente a esses alimentos e frequentemente conseguem diminuir sua necessidade de doces e fugir dessas "tentações".

"Mastigar bem é o começo de uma boa digestão e ajuda a emagrecer. Quando se come devagar, se sente melhor o sabor de cada alimento, e a sensação de saciedade vem mais rápido. Quem come rápido, come sem pensar, come mais do que precisa e pode engordar. Você sabe que está com a mastigação ruim quando se sente cheio e com mau funcionamento do intestino. Para uma boa mastigação, use toda a dentição e mastigue nos dois lados da boca", disse a nutricionista, Gildete Fernandes.

Para ter uma mastigação mais lenta e uma digestão mais saudável, aí vão algumas dicas:

- Descanse os talheres enquanto mastiga, assim você evita colocar mais alimento.

- Aprecie o sabor , sinta o gosto e a textura dos alimentos.

- Separe tempo para fazer suas refeições e não coma em frente à TV.

- Para mastigar bem e lentamente é preciso se concentrar na refeição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES