Você sabia que muitas doenças do coração começam pela boca?

Bactérias que entram pela boca podem alcançar o coração e provocar infecção

Problemas bucais podem agravar quadro de doenças cardíacas e diabetes | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Além de uma boa alimentação, os cuidados com a saúde bucal são essenciais para um bom funcionamento de todo o organismo. Para as pessoas que possuem doenças sistêmicas, ou seja, patologias que afetam todo o corpo, a cavidade bucal pode ser a entrada para o agravamento do quadro. Por isso, é importante que o dentista conheça o histórico clínico do paciente.

De acordo com o ortodontista André Veloso, as doenças sistêmicas mais comuns e que precisam de um acompanhamento odontológico adequado são doenças cardiovasculares e diabetes.

Problemas bucais podem agravar quadro de doenças cardíacas e diabetes 

 No caso do coração, esse acompanhamento é fundamental, pois a saúde bucal e as doenças cardíacas estão interconectadas pela possibilidade de disseminação de bactérias e outros germes a partir da boca para outras partes do corpo.

DOENÇAS CARDÍACAS

De acordo com dados do Instituto do Coração (InCor), da Universidade de São Paulo (USP), 45% das doenças cardíacas começam pela boca.

“Do ponto de vista sistêmico, a boca é a porta de entrada do organismo para inúmeras bactérias, além de possuir uma flora bacteriana complexa e natural desse ambiente. Pacientes com doenças sistêmicas podem apresentar alterações que comprometam o sistema de defesa do organismo e, associadas a uma má higiene bucal, as bactérias podem levar a complicações desses problemas já instalados no organismo”, destaca o ortodontista.

 VISITA AO DENTISTA

Segundo o especialista, é primordial que pacientes com diagnóstico dessas doenças visitem regularmente o dentista.

“É importante o acompanhamento odontológico frequente de pacientes com problemas sistêmicos para evitar o agravamento de problemas bucais, pois, dependendo da gravidade da doença do paciente, isso pode gerar uma complicação maior e necessidades especiais de atendimento”, reforça André.

 O dentista alerta ainda que quando essas bactérias alcançam o coração, elas aderem a áreas lesionadas, provocando assim, infecções. “Isso pode resultar em doenças como a endocardite, uma infecção do revestimento interno do coração”, acrescenta.

DIABETES

Outro problema bastante comum e que necessita de um acompanhamento odontológico regular é a diabetes, patologia que coloca o Brasil na relação dos 10 países com maior número de pessoas com a doença, de acordo com estudos apresentados pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

“Pacientes diabéticos têm alto risco de desenvolver problemas bucais por conta do descontrole da glicemia e interferência na produção salivar. Dessa forma, estão mais suscetíveis a infecções”, informa o ortodontista credenciado à Humana.

PANDEMIA

André Veloso orienta ainda que os pacientes com doenças sistêmicas não se descuidem dos cuidados bucais por causa da pandemia.

“Esse acompanhamento odontológico tem o objetivo de evitar complicações mais sérias em decorrência dessas condições. Por isso, é importante que não descuidem, mesmo com a pandemia, é preciso cuidar da saúde bucal”, enfatiza.

CONSCIENTIZAÇÃO

O Movimento Julho Neon – Salve o sorriso brasileiro, liderado pela Associação Brasileira de Planos Odontológicos (SINOG), foi abraçado por um plano de saúde odontológico do Piauí . A campanha tem como objetivo democratizar o acesso aos tratamentos odontológicos de qualidade, adotando julho como o mês de conscientização da importância da saúde bucal.

Dentre as ações nacionais, o movimento tem parceria com duas ONG´s: “Doutores das Águas”, que realiza atendimento gratuito à população ribeirinha da bacia Amazônica e a “Turma do Bem - TdB”,  que conta com o maior número de dentistas voluntários do mundo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES