Após rejeição dos irmãos, filhote de macaco passa dia com bichos de pelúcia

Bebê está recebendo os cuidados no Zoo em Santa Catarina e na casa de uma veterinária

Após rejeição dos irmãos, filhote de macaco passa dia com bichos de pelúcia | Iuri terá que se adaptar para que uma reaproximação com a família seja possível — Foto: Zoo do Complexo Cyro Gevaerd/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um filhote de macaco-caranguejeiro após ser rejeitado pela própria família no zoológico de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, está sob os cuidados de uma veterinária na sua casa.

Apelidado por Iuri, o macaquinho é mantido reservado em local com bichos de pelúcia, cobertores, leite especial e mamadeiras. Segundo o G1, desde que nasceu, em fevereiro, Iuri não foi bem recebido pelos irmãos e a convivência familiar ficou perigosa.

Bebê macaco foi rejeitado pela família em zoológico de Balneário Camboriú (SC) — Foto: Zoo do Complexo Cyro Gevaerd/Divulgação

Por isso, a equipe responsável optou por isolá-lo, mas em razão dos cuidados intensos necessários, o grupo decidiu que Iuri passaria um período na residência da veterinária, Samara de Oliveira Freitas.

Segundo a bióloga responsável pela equipe, Marcia Regina Gonçalves Achutti, Iuri vem se desenvolvendo com saúde. Enquanto isso, a veterinária Samara de Oliveira Freitas cuida dele em casa durante à noite.

Samara cuida do animal durante o dia no zoológico e a noite em sua própria casa — Foto: Zoo do Complexo Cyro Gevaerd/Divulgação

"Ele vem ficando comigo aqui em casa a noite para receber alimentação e cuidados. Ele vem só para eu poder cuidar durante a noite e madrugada. E durante o dia, ele retorna para o zoo para ficar em um ambiente todo preparado para ele. Quando ele ficar mais independente, vai ficar direto no zoo", explica a veterinária Samara.

A veterinária relembra que em casa ele vem recebendo todo cuidado, alimentaç~çao é dada de quatro em quatro horas e todo processo de higienização. Samara conta que Iuri não chora muito e que a sua rotina teve que se moldar às necessidades do filhote.

Filhote é mantido aquecido — Foto: Zoo do Complexo Cyro Gevaerd/Divulgação

No zoológico, onde fica boa parte do dia, Iuri é mantido em um local com bichos de pelúcia, cobertores, leite especial e mamadeiras. Tudo isso serve para tentar simular os cuidados maternos e garantir a sobrevivência do filhote, segundo a equipe. Este processo deverá ser feito durante seis meses.

"Toda a equipe toma todos cuidados para não se apegar muito a ele e nem ele a gente, para não influenciar em um possível retorno para o recinto", afirma Samara.

Processo de aproximação

A veterinária explica que o animal ainda mantém contato com os seus semelhantes e não fica totalmente isolado. Segundo ela, assim que o bebê se adaptar a alimentação sólida a reaproximação com os pais e os irmãos será feita.

Processo de adaptação deve levar tempo, segundo veterinária — Foto: Zoo do Complexo Cyro Gevaerd/Divulgação

"Esse um processo cheio de etapas e cuidados. Nos próximos meses será feita a adaptação de alimentação mais sólida e semelhante a dos adultos. A gente tem que fazer a reintrodução aos poucos para ele e para o grupo aceitar ele. Mas sempre avaliando os possíveis risco que ele possa sofrer", conclui Samara.

Macaco-caranguejo

A espécie do bichinho é da Macaca fascicularis, popularmente conhecida como macaco-caranguejeiro ou macaco-de-cauda-longa.São encontrados na Ásia, nas Filipinas, na Indochina, na Malásia e na Indonésia. A espécie vive em florestas primárias, secundárias, ribeirinhas e costeiras e mangue.

Esses animais vivem em grupos que podem ter até trinta membros. As fêmeas levam cerca de 165 dias gerando apenas um filhote.

Quando adultos, eles chegam a 47 centímetros de altura e podem pesar até sete quilos. Eles podem viver em cativeiro até 30 anos.

Iuri terá que se adaptar para que uma reaproximação com a família seja possível — Foto: Zoo do Complexo Cyro Gevaerd/Divulgação

* Com informações do G1.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES