Barata d’água gigante devora tartarugas e até cobras

Há aproximadamente 150 espécies conhecidas e, entre elas, as maiores são: Lethocerus grandis e Lethocerus maximus, que vivem na América do Sul e podem chegar a 10 centímetros.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para algumas pessoas a existência de baratas d’água gigantes já é um choque. Agora, saber que além disso, elas são predadoras vorazes capazes de devorar uma lista de animais como: patos, tartarugas e cobras venenosas é ainda mais “assustador”. É o que revela um novo estudo que reúne décadas de pesquisa sobre insetos aquáticos.

De acordo com esse novo estudo, publicado na revista Entomological Science, que analisa mais de perto a ecologia e o comportamento dos insetos gigantes que comem tartarugas. Há aproximadamente 150 espécies conhecidas e, entre elas, as maiores são: Lethocerus grandis e Lethocerus maximus, que vivem na América do Sul e podem chegar a 10 centímetros.

O autor do estudo e professor associado de entomologia da Universidade de Nagasaki, no Japão, Shin-ya-Ohba, divulgou uma foto de como um Kirkaldyia deyrolli, que é um predador de campos de arroz e áreas alagadas, consegue devorar uma tartaruga.

Foto: Shin-ya-Ohba

O inseto começa a “caçada” se camuflando. Por ser amarronzado, ele se prende às plantas e assim que a presa entra em seu campo de alcance, os predadores fecham as patas dianteiras com rapidez e agarram a cintura da presa com as outras patas. Na sequência, perfuram a “vítima” com um probóscide que se parece com um punhal, injetando enzimas e, possivelmente, substâncias químicas anestésicas.

As fêmeas da espécie também não ficam para trás e podem até mesmo comer os ovos de outras fêmeas na “guerra” para encontrar um companheiro. Embora seja surpreendente e um pouco assustador, a condição de predadores destemidos é fundamental para manter o equilíbrio do ecossistema.

Foto: Shin-ya-Ohba



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES