Biólogos ajudam tubarão a nascer em São Paulo; assista

Essa é a primeira vez que a espécie se reproduz dentro do Aquário Municipal de Santos, no litoral de São Paulo. Imagens mostram momento do nascimento de um dos filhotes.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após quase seis meses, nasceram dois dos quatro tubarões-gato cujos ovos estavam sendo mantidos em um tanque-berçário no Aquário Municipal de Santos, no litoral de São Paulo. Um vídeo  mostra o momento do nascimento de um dos filhotes. Essa é a primeira vez que tubarões nascem no aquário da cidade e a expectativa é que os novos moradores possam ser vistos ,durante a visitação do parque, em um mês. As informações são do G1.

Os tubarões-gato adultos chegaram ao aquário em agosto de 2019 e foram instalados em um tanque com 3 mil litros de água salgada. Eles tiveram uma boa adaptação, iniciaram a cópula e, em seguida, colocaram 14 ovos.

Rogério Bonfim/Prefeitura de Santos


Essa foi a primeira vez que a espécie se reproduziu no parque, que tem outras experiências bem-sucedidas, como o nascimento do primeiro pinguim em cativeiro no Brasil, a Fraldinha, e seus filhotes. Para essa nova gestação, um tanque-berçário foi montado e fiscalizado pelas equipes diariamente, até o nascimento dos filhotes.

"Montamos esse tanque especial onde acompanhamos diariamente os quatro ovos que continham embriões. Víamos a temperatura da água, trabalhávamos com uma filtragem específica, tudo para que eles nascessem bem", explica o coordenador do Aquário Municipal de Santos, Alex Ribeiro.

Assista:

Dos quatro ovos com embriões colocados pela fêmea, dois nasceram no último fim de semana. Um no sábado (18) e outro no domingo (19). De acordo com o coordenador, os ovos possuem um alimento, como uma gema. E quando a equipe percebeu que esse alimento havia terminado, induziu o nascimento.

"Um deles nasceu sozinho e o outro precisou de uma ajudinha da equipe para poder sair. Cortamos as extremidades do ovo em que ele estava e ajudamos no processo. O processo de indução é um procedimento já registrado na literatura científica”, conta.

O vídeo mostra quando o filhotinho de tubarão-gato sai do ovo, com a ajuda da equipe de estagiários e biólogos do parque. Segundo o coordenador, os dois filhotes têm nove centímetros, pesam sete gramas e passam bem. Os dois outros tubarões devem nascer nos próximos dias.

"Essa foi a primeira vez que tivemos a oportunidade de passar por isso dentro do parque. Acompanhamos todo o desenvolvimento deles", diz o coordenador.

Até que os novos moradores do parque estejam 'aptos' para visitação, ainda há muito trabalho para as equipes do aquário. Com uma boca de aproximadamente 1 centímetro, o novo desafio é criar um cardápio para os filhotes.

"Vamos começar dando pedacinhos pequenos de peixe, camarão. Temos que ver o que eles vão aceitar e vamos tentando diversificar as opções para ver a adaptação. Quando os filhotes já estiverem se alimentando normalmente, via oral, poderão ficar no tanque junto com os pais", finaliza.

Tubarões-gato

Originários do sudeste asiático, os tubarões-gato alcançam cerca de 70 centímetros quando adultos. A espécie recebe esse nome porque é um animal de hábitos noturnos, assim como os felinos, e tem uma membrana que protege os olhos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES