Cachorro que teve patas decepadas por foice ganhará cadeira de rodas

Sansão está internado em uma clínica-escola. 'Ele é forte', disse médica veterinária.

Cachorro que teve patas decepadas por foice ganhará cadeira de rodas | Arquivo Pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cão da raça pitbull Sansão, de 2 anos, que comoveu o país após ter tido as duas patas traseiras decepadas por uma foice, ganhará uma cadeira de rodas na tarde desta quinta-feira (9) em Belo Horizonte, de uma doadora volutária, que preferiu não se identificar. De acordo com reportagem do portal G1 o animal foi torturado em Confins, na Grande BH, quando vizinhos à empresa onde o cão ficava utilizaram uma foice para decepar as patas do animal. O caso aconteceu na última segunda-feira (6). 

Segundo as informações, Sansão está internado na clínica-escola da Faculdade Arnaldo, no bairro Olhos D'Água, na Região Oeste da capital mineira. A médica veterinária que cuida dele, Ticiana Lima Dornas, informou que ele está se recuperando bem, se alimenta e faz normalmente as necessidades fisiológicas. 

Sansão ganhará cadeira de rodas (Arquivo Pessoal)

"Ele é forte e está tomando suplemento para anemia. Foi uma monstruosidade o que fizeram com ele. Se tivesse sido outro animal, talvez não sobrevivesse", disse.  Ticiana revelou ainda que Sansão está com a cara inchada porque teve a boca amordaçada com arame farpado, e que as duas patas traseiras são limpadas e os curativos, trocados diariamente. 

Gleidson Justino da Silva, de 40 anos, tutor de Sansão, disse que ele foi torturado porque pulou o muro da firma e entrou em confronto com o cão dos suspeitos. A organização não governamental (ONG) SOS Peludinhos Confins programou um buzinaço para repudiar a tortura feita contra Sansão. A carreata será no próximo sábado (11). O encontro será às 14h no km 11 da rodovia MG-424, Norte, em Confins.

Sansão teve suas duas patas traseiras depecadas (Reprodução)

Internação

A médica veterinária disse também que o pet vai permanecer internado por pelo menos uma semana, porque os pontos da cirurgia precisam ser monitorados, além dos hematomas que estão muito grandes. Ticiana declarou que várias pessoas se prontificaram a doar próteses para Sansão. “Nós queremos justiça por todos esses cachorros que sofrem maus-tratos e não têm voz que falem por eles”, disse o tutor. Silva falou também que as leis precisavam punir com mais rigor quem maltrata animais. Um boletim de ocorrência foi registrado pela Polícia Militar (PM) e um dos suspeitos, ouvido e liberado. O outro fugiu. O Ministério Público também acompanha o caso.

Na terça-feira (7), Sansão deixou Vespasiano, na Grande BH, e foi transferido para uma clínica-escola, em Belo Horizonte, onde vai passar por tratamentos ortopédicos e fisioterápicos. Júlia informou nesta quarta-feira (8) que o animal já se alimentava normalmente. 

Sansão após ser socorrido (Julia Mara Santiago/ Arquivo Pessoal)

Sansão recebeu os primeiros socorros da médica veterinária Júlia Mara Santiago. Ao chegar ao local onde o cão foi torturado, ela percebeu que o animal estava em estado de hipovolemia – perda excessiva de sangue. “Fiz a imobilização e levei para a clínica. Ele estava entrando em estado de choque por causa da perda de sangue. Depois ele passou pela cirurgia para reduzir as patas", explicou Júlia.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES