Cobras que comem órgãos de sapos vivos são vistas pela primeira vez

Observados na Tailândia, esses répteis inserem toda sua cabeça no corpo dos anfíbios e retira os órgãos, um a um. Mesmo que os sapos tentem lutar para sobreviver, o esforço é em vão

Cobra devora sapo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Enquanto a maioria das cobras abocanha de uma vez suas presas, uma serpente encontrada na Tailândia tem um apetite, digamos, mais contido — e um tanto macabro. Segundo um estudo publicado em setembro no periódico Herpetozoa, as cobras da espécie Oligodon fasciolatus devoram sapos ainda vivos, comendo aos poucos cada um de seus órgãos.

A pesquisa foi conduzida por uma equipe formada por cientistas da Dinamarca e da Tailândia, liderados pelo herpetologista Henrik Bringsøe. Os pesquisadores documentaram três ocasiões em que a cobra abre o abdômen de um sapo — e não é qualquer sapo: todos são da espécie Duttaphrynus melanostictus, conhecida por secretar, a partir de glândulas no pescoço, um veneno potente.

Cobra devora órgãos de sapos vivos (Imagem: WET)

A serpente insere toda sua cabeça e retira, um a um, os órgãos do anfíbio ainda vivo. Embora os sapos tentem lutar, todas as situações observadas foram em vão. Os ataques podem durar algumas horas, dependendo dos órgãos que a cobra arrancar primeiro.

Os pesquisadores se perguntam: será que as cobras adotaram essa abordagem sofisticada para evitar serem envenenadas? Em um quarto caso, uma cobra comeu por inteiro um sapo menor, mas da mesma espécie. Uma hipótese é que animais menores sejam menos tóxicos. Outra ideia é que essas cobras possam ser resistentes ao veneno do anfíbio.

Felizmente, essa espécie de cobra é inofensiva para os humanos. No entanto, Bringsøe não recomendaria ser mordido por ela. “O fato é que elas podem causar grandes feridas que sangram por horas, por causa do agente anticoagulante que injetam na corrente sanguínea da vítima", diz o pesquisador, em nota.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES