Conheça a espécie capaz de matar até 60 adultos com o seu veneno

O polvo de anéis azuis impressiona pela sua beleza, porém, é um dos bichos mais 'perigosos' do mundo

Polvo de anéis azuis impressiona pela beleza | Divulgação/Blogs e Blogs
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fundo do mar é definitivamente uma das regiões mais complexas para ser explorada pelo homem. Tão incrível quanto o próprio universo das viagens espaciais, a busca do conhecimento em território suboceânico pode ser tão incrível quanto a descoberta de vida em outros planetas.

Um ótimo exemplo da complexidade da vida marinha é uma das criaturas mais belas e mais venenosas de todo o mundo. Trata-se do chamado polvo-de-anéis-azuis (de nome científico Hapalochlaena maculosa). A criatura costuma ser encontrada entre o Japão e a Oceania, ou seja, nos mares do Oceano Pacífico, e felizmente só ataca quem tem coragem suficiente de provocá-lo.

O polvo de anéis azuis impressiona pela sua beleza, no entanto, é um dos bichos mais 'perigosos' do mundo (Foto: Divulgação/Blogs e Blogs)Quando algum infeliz ser sem amor à vida faz isso, o corpo do polvo responde ao estímulo exaltando os anéis azuis — que funcionam mais ou menos como um indicador de morte certa. Com isso, a agressividade do cefalópode atinge níveis altíssimos e ele ataca as presas pulando sobre elas. Através de mordidas com sua pequena boca, o polvo injeta seu veneno letal, que é capaz de matar uma criatura de até 1,2 tonelada (1.200 quilogramas).

Curiosamente, essa espécie de polvo é bem pequena e atinge no máximo o tamanho de uma bola de golfe. Mesmo assim, a substância tóxica que ela possui é capaz de matar uma pessoa em até 30 minutos. Por sorte, a taxa de incidentes com esse perigoso animal é muito baixa — o que é ótimo, pois não existem antídotos que consigam combater a ferocidade do veneno do polvo-de-anéis-azuis.

Ainda, no caso de uma pessoa ter sido atacada pelo animal, é preciso mantê-la sob cuidados médicos intensivos, sendo que a respiração terá que ser feita de maneira artificial. Esse quadro deve ser mantido até que o próprio corpo consiga excretar o veneno pela urina.

Em tempo, apenas a título de curiosidade, vale lembrar que o animal mais perigoso em termos de letalidade de veneno também se encontra no litoral australiano. Trata-se de uma espécie de água-viva, chamada vespa-do-mar (de nome científico Chinorex fleckeri). De acordo com o pesquisador José Carlos de Freitas, da USP, essa fatal criatura contém veneno suficiente para matar até 60 pessoas adultas.

Assim, se você estiver de bobeira no mar australiano, é melhor ficar de olho nas criaturas muito bonitas ou com muitas patas que passarem. Elas podem ser fatais!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES